Os Transacionais fazem a festa no pré-carnaval do Dragão do Mar

29 de Janeiro de 2014

 

Já pode ir separando a chinelinha rasteira, escolhendo os adereços e preparando o coração. Nesta quinta-feira (30), os Transacionais fixam o bonde do Bloco Chão da Praça aqui no Dragão do Mar para começar uma das mais divertidas festas de pré-carnaval de Fortaleza. A partir das 20 horas, a banda sobe ao palco do Espaço Rogaciano Leite Filho e toca o melhor da música retrô carnavalesca do Brasil. O acesso é gratuito.

 

Os Transacionais vão esquentar o clima de Carnaval com um repertório que une o Brasil das décadas passadas através do frevo, galopes, afoxés, marchinhas e cirandas. Será uma peregrinação que vai de Olinda a Salvador, passando pelos bailes cariocas e pelas praias cearenses.  Em 2013, eles souberam fazer todo o público balançar o chão da praça e, para este ano, prometem trazer ainda mais com participações especiais de representantes do pré-carnaval de Fortaleza.

 

O Bloco Chão da Praça vai tocar sempre a partir das 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho, nos dias 30 de janeiro e 6, 13 e 20 de fevereiro.  Este pré-carnaval é parte do carnaval do Dragão “Não É Qualquer Carnaval”, que vai trazer surpresas em breve para o público cearense.

 

Sobre os Transacionais

 

OS TRANSACIONAIS surgem com a proposta de resgatar o melhor da música brasileira produzida nas décadas de 1960 e 1970, indo do iê-iê-iê ao rock psicodélico, passeando pelo samba-rock e carimbó, unindo a peculiaridade do brega à descontração da guitarrada. Os Transacionais têm, em seu currículo, apresentações em vários bares, casas noturnas de Fortaleza e festivais, como: “Abertura do Carnaval 2013”, “Mostra SESC Cariri de Culturas”, “Festival Internacional de Biografias”, “Cine Ceará”, “Curta Canoa”, “Oktoberfest Guaramiranga”, “Abertura das Férias”, “Festival Nordestino de Teatro – Guaramiranga”, “FUI 2009 – Ibiapaba”, “BNB Rock Cordel”, Carnaval de Fortaleza (2010/2011/2012)”, “Festival das Juventudes” (Fortaleza e Quixadá), entre outros. Também fez a abertura de shows de artistas de renome nacional como Alceu Valença, Crioulo, Guilherme Arantes, Sidney Magal etc. Recentemente, diversas são as temáticas dos espetáculos musicais dos Transacionais, realizando shows em homenagem ao Rei Roberto Carlos, Arraiá Transacional e Carnaval Transacional. 

 

SERVIÇO

Bloco Chão da Praça – com Transacionais
Dias: às quintas-feiras (30 de janeiro e 6, 13 e 20 de fevereiro)
Horário: 20h
Onde: Espaço Rogaciano Leite Filho
Acesso gratuito

 

Temporada de Arte Cearense

Circuito do Riso e Boteco do Seu Noel abrem a noite de pré-carnaval

 

Antes de os Transacionais levarem o público ao delírio carnavalesco, a Temporada de Arte Cearense marca presença no Espaço Rogaciano Leite Filho para esquentar os ânimos. Nesta quinta-feira (30), às 19h, o artista Mario Filho faz a última apresentação do Circuito do Riso. Já nas quintas-feiras de fevereiro, no mesmo horário, fica em cartaz o Boteco do Seu Noel. Ambos os espetáculos fazem parte do programa Teatro de Rua, da Temporada de Arte Cearense.
O Circuito do Riso é uma homenagem à experimentação dos tradicionais encontros de artistas e palhaços, com o público, em espaços alternativos. Um verdadeiro circo a céu aberto que apresenta números clássicos e atuais da palhaçaria sob a ótica do palhaço Aquele Fulano de Tal. A mágica, o equilíbrio, a mímica e muita bobagem compõem esse universo fantástico.
Já o Boteco do Seu Noel revela a vida boêmia do compositor Noel Rosa, que é marcada por tragédias familiares, uma visão particular de mundo, inúmeros casos amorosos e a tuberculose, que o matou aos 26 anos de idade. Ao mesmo tempo, a peça provoca uma troca entre ator e personagem, boteco e o espaço real – onde se dá a encenação. O espetáculo se desenvolve em torno de um “boteco” improvisado em praça pública, onde atores e músicos formam uma roda de samba, composta de improvisação e comunicação direta.

 

SERVIÇO:

Circuito do Riso, dia 30 de janeiro, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho.
Boteco do Seu Noel, dias 6, 13, 20 e 27 de fevereiro, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho.

 

CONTATOS dos artistas:

 

Circuito do Riso: Falar com Marie Araújo. Telefones: 3245.5780 / 8889.3503. E-mail: marie_2a@hotmail.com.
Boteco do Seu Noel: Falar com José Magno. Telefones: 8816.6756/ 9928.2044/. E-mail: jmcs87@hotmail.com.
Transacionais: Falar com Jolson 8782.5011

 

29.01.2014

Assessoria de Imprensa do Dragão do Mar

Luciana Vasconcelos (imprensa@dragaodomar.org.br / 85 3488.8617 / 8733.8829)