Ceasa divulga índice de preços

30 de janeiro de 2014 - 17:01

O Índice de Preços é um importante instrumento de medida frequentemente usado para comparar variáveis econômicas relacionadas entre si e obter uma análise das mudanças ocorridas ao longo do tempo. Com o objetivo de traduzir e deixar mais transparente a situação do mercado de hortigranjeiros, a Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa/CE) desenvolveu o Índice de Preços da Ceasa Ceará (IPCE). Nesta sexta-feira (31), o presidente da Ceasa, Reginaldo Moreira, divulgará em coletiva, no auditório da Ceasa, em Maracanaú, o balanço dos preços dos hortigranjeiros realizado de janeiro a dezembro de 2013.

 

Para construção dos dados, foram escolhidos 48 itens de hortigranjeiros com grande frequência de compra. Ao todo, são analisadas pela Ceasa as variações de preços de 22 tipos de frutas, seis folhas, flor e hartes, 11 hortaliças fruto e de nove raízes, bulbos e rizomas.

 

O trabalho foi baseado em um estudo feito pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) desde 2009, pesquisa de referência nacional que analisa uma cesta com 150 itens de hortigranjeiros.  De acordo com o Analista de Mercado da CEASA/CE, Odálio Girão, o IPCE foi elaborado diante da necessidade de um mercado mais transparente. Para isto, as observações dos 48 itens iniciaram em junho de 2012.

 

Odálio Girão explica que a escolha dos produtos foi baseada na importância de cada um, levando em conta a quantidade ofertada e a sazonalidade ao longo do ano. A avaliação, segundo ele, influencia diretamente em uma análise mais precisa do mercado.

 

Para demonstrar a oscilação de valores do setor, as CEASA realizou um balanço do IPCE de janeiro a dezembro de 2013. De acordo os dados, os produtos que mais variaram durante o período foram: tomate, pepino, chuchu, vagem, beterraba, couve, pimentão e cenoura. Entre as frutas, está o maracujá, mamão, limão, manga e banana. Os dados da elevação e queda dos preços dos 48 itens serão divulgados durante a coletiva.

 

30.01.2014

Assessoria de Imprensa da Ceasa/CE

Karla Camila (imprensa@ceasa-ce.com.br / 85 8817.4743)