Chove em 85 municípios cearenses

4 de fevereiro de 2014 - 19:26

A terça-feira (04) foi marcada por chuvas em 85 municípios de várias regiões do Ceará. Desde a madrugada, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registra chuvas na Região Metropolitana da Fortaleza, no Sertão Central, Inhamuns e no Alto Jaguaribe. Segundo os meteorologistas, as precipitações foram ocasionadas por influência de áreas de instabilidade atmosférica provenientes do oceano Atlântico e pela proximidade do sistema atmosférico Vórtice Ciclônico de Altos Níveis – VCAN do Nordeste Brasileiro.

 

Os maiores registros aconteceram nas cidades de Farias Brito (182 milímetros), Jaguaretama (78,4mm) e Pacatuba (75mm). Na Capital, foram registrados 62,4 milímetros.  A previsão para esta quarta-feira é de chuvas com menor intensidade em todas as regiões cearenses variando com céu parcialmente nublado.

 

Açudes

 

Segundo os meteorologistas, pode ter havido razoável recarga nos pequenos açudes das regiões atingidas pelas chuvas nesta terça-feira (04). Entretanto, para que haja um acúmulo satisfatório nos médios e grandes reservatórios, seria necessária uma sequência de dias com precipitações intensas. Dessa forma, é importante lembrar que a Funceme prevê maior probabilidade de chuvas abaixo da média entre os meses de fevereiro e abril.

 

04.02.2014

 

Assessoria de Comunicação da Funceme
Guto Castro Neto – (85) 8814-4194