Governador Cid Gomes discute demandas da UVA durante Seminário em Sobral

4 de fevereiro de 2014 - 19:10

O Seminário da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), realizado no Centro de Convenções de Sobral, teve início na manhã desta terça-feira (04) e prossegue até quarta-feira (05). O governador Cid Gomes participou da programação do evento, onde tratou das demandas relacionados aos alunos, professores e servidores da instituição de ensino superior.

 

“Ao final do seminário, vai ser enviado para a Assembleia o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores da UVA, já para vigorar, para efeitos financeiros, a partir de fevereiro. Também não vejo nenhum problema em lançar, até o final de julho, um edital de concursos para professores da UVA”, comentou Cid durante o seu discurso. Segundo o Governador, outra questão emergencial é a implementação do Sistema de Cotas para os alunos mais desfavorecidos.

 

De acordo com o secretário René Barreira, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), a gradativa proporção com que vem acontecendo os  investimentos nas universidades estaduais demonstra a preocupação e importância que o Governo dá aos referidos centros de ensino. “Vale destacar a progressão de investimentos nas instituições estaduais, onde, em 2006, receberam investimentos da ordem de R$ 99 milhões somente naquele ano. Muito bem, somente em 2013 foram investidos três vezes mais, cerca de R$ 333 milhões”, destacou o secretário René Barreira.

 

Temas como a adoção da prova do Enem como forma de ingresso nas universidades estaduais do Ceará e outras demandas existentes para a melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão da UVA, debatidas por representantes da administração superior da instituição, professores, servidores técnico-administrativos e estudantes são as pautas do seminário. A tarde, grupos de trabalho discutirão os pontos que foram acordados em relação à pauta emergencial da greve, que resultará, por exemplo, no levantamento da demanda de vagas, a ser apresentada ao Governador e que vai subsidiar a elaboração do edital de concurso público.

 

Para tanto, a estrutura física, os cursos ofertados, patrimônios, corpo docente e discente,  programas e projetos da UVA foram apresentados ao Governador Cid Gomes e ao secretário René Barreira. A viabilização da construção do Restaurante Universitário, cujo projeto já está concluído, e a construção de outros prédios foram outras demandas apresentadas pela universidade.

 

Ao final do evento, os resultados serão consolidados em um documento oficial. Neste documento deverão constar diretrizes para os seguintes assuntos que também entrarão na pauta de discussão no seminário: política de assistência estudantil; política de pessoal docente; infraestrutura: redimensionamento e expansão; política de pessoal técnico-administrativo; autonomia e financiamento público das universidades; democracia e universidade.

 

Eventos semelhantes ao da UVA também serão realizados na Universidade Regional do Cariri (Urca) e na Universidade Estadual do Ceará (Uece), ainda em fevereiro.

 

Participaram do seminário o prefeito de Sobral, Veveu Arruda; a reitora da UVA, professora Palmira; deputado estadual professor Teodoro; o ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino;

 

04.02.2014

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3466.4898