Crianças com menos de 5 anos devem ser vacinadas contra sarampo

5 de fevereiro de 2014

A campanha de vacinação contra sarampo, que em Fortaleza começou no último dia 27 de janeiro, e em mais 16 municípios cearenses no sábado, 1º de fevereiro, ainda precisa da atenção dos pais e responsáveis pela saúde das crianças. Devem levar os filhos de seis meses a menores de 5 anos aos postos de vacinação. Com a vacina tríplice viral, além de protegidos do sarampo, as crianças  ficam imunizadas contra caxumba e rubéola. A cobertura vacinal média dos 17 municípios que estão contemplados na campanha de vacinação estava até às 13 horas desta terça-feira, 5 de fevereiro, em 47,95%, quando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%. A campanha está prevista para terminar no dia 8 deste mês.    

 

Nos 17 municípios a campanha quer vacinar 250.019 crianças de seis meses a menores de cinco anos. Mesmo que já tenham sido vacinados, as crianças nessa faixa etária precisam receber a vacina novamente em Fortaleza, Uruburetama, Jaguaribe, Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Eusébio, Aquiraz, Chorozinho, Guaiúba, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Pindoretama, Pacatuba, Cascavel, Pacajus e Horizonte.

 

Parte desses municípios já superaram os 95% de crianças imunizadas, mas na faixa etária  de seis meses a menores de 1 ano e também com 1 ano de idade. Porém, a campanha amplia a cobertura até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A Secretaria da Saúde do Estado mobiliza e alerta as coordenações municipais de imunização para o alcance da meta, que assegura proteção às crianças e tranquilidade para os pais e gestores da saúde pública.

 

05.02.2014

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá
selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara