Maciço de Baturité ganhará Hospital Regional

6 de fevereiro de 2014

Ao inaugurar na noite de quarta-feira (05) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Aracoiaba, no Maciço de Baturité, o secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, deu mais uma boa notícia à população da região. Ciro anunciou que o governador Cid Gomes autorizou o início de negociações com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o financiamento da implantação do Hospital Regional do Maciço de Baturité. Com o hospital de alta complexidade, a região consolidará a assistência à saúde nos três níveis de atenção, além da atenção primária, com as unidades básicas, e atenção secundária, com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a policlínica Clóvis Amora Vasconcelos, ambos em funcionamento em Baturité, e, agora, a UPA 24h de Aracoiaba.

Construída pelo Governo do Estado, com apoio do Ministério da Saúde, a 17ª UPA 24h do Ceará tem gestão municipal da Prefeitura de Aracoiaba, em convênio com os municípios de Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu e Pacoti. Com a UPA 24h em funcionamento  na Avenida da Independência, s/n, Centro de Aracoiaba, os 134.246 habitantes dos oito municípios da 4ª região de saúde tem endereço certo para atendimentos em casos de urgência e emergência. Na nova unidade foram investidos R$ 2.887.320,45 nas instalações e equipamentos. Em funcionamento desde o dia 10 de janeiro, com 711 atendimentos realizados até a inauguração, na UPA 24h os moradores tem acesso a consultas com médicos especialistas em clínicas geral e pediatria, além de atendimentos em enfermagem.

Os profissionais atenderão casos de urgência e emergência, como dores no peito, crises de pressão arterial, diabetes descompensada, convulsão, quedas, fraturas não expostas. Tudo isso de dia e noite. A UPA não fecha nunca. Nem de madrugada nem nos feriados. Na UPA 24 horas são realizados também exames, entre eles laboratoriais e de raio x. Os ambientes, incluindo os consultórios e os oito leitos, são todos climatizados.

A nova rede de assistência estruturada pelo governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, tem ainda atendimento do SAMU 192 Ceará Polo 1. Há bases do SAMU 192 em Baturité e em Aracoiaba. Em Baturité, funciona com uma ambulância que inclui UTI e uma ambulância básica. Em Aracoiaba, há uma ambulância básica na base de cobertura. Na inauguração da UPA 24h, o secretário Ciro Gomes anunciou, ainda, que a Sesa vai ajudar a reforçar o transporte sanitário na região, “para assegurar que as pessoas com consultas e exames marcados no CEO e na Policlínica não deixem de comparecer por falta de transporte”.

 

06.02.2014

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara