Defensoria Pública apresenta números de atendimentos no interior do Estado

7 de fevereiro de 2014 - 14:11

A Defensoria Pública do Estado do Ceará divulgou recentemente os números de atendimentos da instituição ao longo do ano de 2013, destacando a atuação dos defensores públicos da capital, de varas e núcleos descentralizados e especializados. Ao todo, foram mais de 649.333 pessoas beneficiadas. Desta vez, a DPGE divulga a atuação dos núcleos no interior do Estado.

 

O ano de 2013 foi importante para a instituição, que investiu nas sedes localizadas no interior do Estado. A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará visitou todas as regiões (Cariri, Litoral Leste, Sertão Central, Inhamuns, Região Metropolitana e Região Norte) e ainda inaugurou quatro núcleos em Aracati, Caucaia, Juazeiro do Norte e em Sobral.

 

Sobral foi a primeira comarca a receber um núcleo novo da Instituição, em fevereiro de 2013. Antes o atendimento era realizado em uma sala no Fórum da cidade e na Casa do Cidadão. Dessa forma, não existia um espaço da instituição apropriado para a população. A nova sede conta com duas recepções, oito gabinetes devidamente equipados para atender aos assistidos e Defensores Públicos com todo o conforto, além de brinquedoteca, copa e sala de reunião. Durante este primeiro ano de funcionamento, Sobral registrou a marca de 20.209 atendimentos.

 

Em seguida, a DPGE inaugurou o Núcleo de Aracati. Somente no mês de maio, quando aconteceu a inauguração, foram atendidas 212 pessoas pelos Defensores da Comarca Ana Mônica Anselmo Amorim (supervisora do Núcleo), Francisco Eliton Albuquerque e Antônio Borja. Um aumento de mais de 100% se compararmos com o número de pessoas atendidas no mês de janeiro, por exemplo, quando foram atendidas 97 pessoas. O núcleo registou 5.980 atendimentos ao longo do ano de 2013, o que corresponde um aumento de 50,21% se comparado ao mesmo período do ano passado.

 

“Tais números refletem apenas uma pequena parte do crescente aumento da Defensoria Pública de Aracati. Esse aumento é fruto dos esforços combinados dos Defensores da Comarca e da administração”, ressaltou a supervisora do Núcleo de Aracati, Ana Mônica Anselmo  Amorim.

 

Juazeiro do Norte e Caucaia também receberam sedes próprias e tiveram aumento significativo nos atendimentos. Em Juazeiro, foram realizados 24.487 atendimento, um aumento de 46.27%. Já em Caucaia foram realizados 17.070, um aumento de 12,80% se comparado ao mesmo período do ano passado.

 

Também nesse biênio, a Defensoria recebeu doações de terrenos para a construção de sedes próprias em Itapipoca, Crato e Quixadá, nesta última já foi realizado o lançamento da pedra fundamental. Já em Sobral, foi elaborado o projeto executivo e iniciado o processo de licitação para construção da sede própria nos padrões arquitetônicos semelhante à sede da DPGE.

 

O objetivo da Defensoria é aumentar a capilaridade do órgão e proporcionar mais conforto aos assistidos, dotando os imóveis com a mais completa estrutura para desenvolvimento dos serviços defensorias.

 

Para atingir a todos aqueles que necessitam do atendimento da Defensoria e otimizar o trabalho dos defensores, o órgão instalou linhas telefônicas em 90% das comarcas do interior e entregou equipamentos de informática a 100% dos defensores lotados no interior.

 

Além disso, o almoxarifado também foi descentralizado, diversas regiões já possuem seu próprio almoxarifado, a fim de facilitar o bom funcionamento das unidades e evitar deslocamentos desnecessários em busca de material na capital. O total de atos realizados no interior do Ceará, em 2013, alcançou a marca de 122.807. Houve um acréscimo de 41,88% em comparação ao ano de 2012. A grande maioria das comarcas apresenta números bastante expressivos. Vale ressaltar algumas que se destacaram em comparação ao ano anterior, como por exemplo, Madalena, onde houve um aumento de 329,85%; Maranguape 93,88%; Quixeré 158,58%, Tabuleiro do Norte 253,13% e Camocim 68,55%. Algumas comarcas onde não havia defensores, tais como Barro, Caririaçu, Chaval, Farias Brito, Fortim, Ibiapina, Jardim, Jucás, Meruoca, Milagres, Missão Velha e Nova Olinda ganharam a presença da DPGE.

 

07.02.2014

 

Assessoria de Comunicação da DPGE
Déborah Duarte – 85 3101.4372