Oficina sobre Gestão das Águas acontece nesta quinta-feira (13)

12 de fevereiro de 2014 - 13:28

Nesta quinta-feira (13), às 09 horas, a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e Agência Nacional de Águas (ANA), realizam a Oficina de Trabalho Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão). O encontro acontece no auditório da SHR e segundo o gesto da pasta, Cesar Augusto Pinheiro, tem o objetivo de “conhecer os desafios atuais e futuros para a gestão das águas em âmbito estadual”.

 

A oficina é destinada a todos os técnicos dos Sistema Secretaria e suas vinculadas Cogerh e Sohidra – tem em vista a adesão do Estado do Ceará ao Progestão, motivou a edição do Decreto Estadual nº 31.387, de 10 de janeiro de 2013, bem como a indicação da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) como a entidade responsável pela sua implementação em nível estadual, na qual encontra-se habilitada para participar do Progestão, que aportará recursos mediante alcance de metas de gestão pactuada.

 

O secretário Executivo da SRH, Ramon Flávio Gomes Rodrigues, presidirá a palestra “Estado das Águas” (comprometimento hídrico qualitativo-quantitativo), situação dos setores usuários  (principais usos, principais conflitos), situação da infraestrutura hídrica do Estado (grandes números, principais projetos de desenvolvimento).

 

Programação

 

Os trabalhos serão presididos pelo Secretário Cesar Augusto Pinheiro e a programação da Oficina de Trabalho do Progestão-Pacto Nacional pela Gestão das Águas consta de palestra as 9h30min da manhã, a cargo do diretor Paulo Varela, da ANA, que durante 30 minutos abordará motivações, objetivos e diretrizes do Pacto, dentro do tema “A Iniciativa do Pacto Nacional pela Gestão das Águas”.

 

Em seguida, às 10 horas, Paulo Libânio, também da ANA, discorrerá, por 40 minutos, sobre “Programa de Consolidação do Pacto Nacional das Águas”, tendo co mo escopo a sistemática de funcionamento do Programa, as metas de cooperação, as metas de fortalecimento do SEGREH, e os procedimentos gerais (definição, autoavaliação, repasse de recursos).

 

Em seguida, às 10h40min, haverá discussão e prestados os esclarecimentos sobre o Progestão. Após, às 12 horas, os trabalhos serão suspensos para o almoço.

 

Às 13h20min haverá a palestra do Secretário Executivo da SRH, Ramon Flávio Gomes Rodrigues (conforme referência acima). Em seguida, por 30 minutos haverá discussão e esclarecimentos sobre o tema da palestra, seguindo-se a Oficina de Trabalho dentro da definição da Tipologia da Gestão.

 

12.02.2014

Assessoria de Comunicação Social da SRH

Wilson Pinto (85 3101.4056)