Câmaras da Funcap iniciam avaliação dos pedidos de bolsas de mestrado e doutorado

13 de fevereiro de 2014

As Câmaras de Assessoramento e Avaliação Técnico-Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) iniciam nesta quinta-feira (13) as reuniões para avaliação dos pedidos de cotas de bolsas de mestrado e doutorado feitos pelos programas de pós-graduação cearenses.

 

A Funcap conta com sete câmaras: Ciências Médicas e Saúde; Ciências Biológicas e Ambientais; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Agronômicas e Veterinárias; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharia e Ciências da Computação e Ciências Humanas, Linguagem e Artes. Os 46 membros são professores e pesquisadores de diversas universidades cearenses.

 

Para 2014, 81 programas de pós-graduação solicitaram cotas de bolsas de mestrado e 56 solicitaram cotas de bolsas de doutorado. Programas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade de Fortaleza (Unifor) Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação (IFCE), Universidade Vale do Acaraú (UVA), Universidade Regional do Cariri (Urca), Faculdades INTA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Universidade Federal do Cariri (UFCA) solicitaram cotas de bolsas para mestrado. No entanto, apenas programas da UFC, Uece e Unifor solicitaram as de doutorado.

 

No total, foram solicitadas 1.062 bolsas de mestrado e 649 de doutorado. No ano passado, os programas de pós-graduação cearenses contaram com 592 bolsas de mestrado e 303 de doutorado financiadas pelas Funcap. A demanda dos cursos de mestrado e doutorado do Ceará vem crescendo.

 

Em 2007, apenas cinco universidades ofereciam cursos de pós-graduação no Ceará. Hoje, 98 programas estão distribuídos em nove instituições. Ainda em 2007, havia dois programas de pós-graduação no interior cearense. Em 2013, eles eram 12, um aumento de 500%.

 

Ainda em 2013, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a instalação de novos cursos de mestrado e doutorado em instituições de nível superior do Ceará. Unilab e Faculdades INTA tiveram aprovados os mestrados em “Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis” e “Ciências Biológicas-Biotecnologia”, respectivamente.

 

O Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal da Uece foi aprovado, assim como o Doutorado em Ciências Fisiológicas e o Doutorado em Saúde Coletiva. O Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais da UFC, em nível de mestrado e doutorado, também foi aprovado.

 

A Capes também recomendou a proposta de Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Médicas submetida pela Unifor, o Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Urca e o Mestrado Acadêmico em Engenharia de Telecomunicações do IFCE.

 

Cronograma:

Dia 13/02 – Ciências Médicas e Saúde – 14 horas – Quinta

Dia 13/02 – Ciências Biológicas e Ambientais – 14 horas – Quinta

Dia 14/02 – Ciências Exatas e da Terra – 14 horas – Sexta

Dia 17/02 – Ciências Agronômicas e Veterinárias – 08 horas – Segunda

Dia 17/02 – Ciências Sociais Aplicadas – 14 horas – Segunda

Dia 17/02 – Engenharia e Ciências da Computação – 14 horas – Segunda

Dia 19/02 – Ciências Humanas, Linguagem e Artes – 14 horas – Quarta

 

13.02.14

Assessoria de Comunicação da Funcap

Rafael Ayala (rafael.ayala@funcap.ce.gov.br / 85 3275.9629)

www.funcap.ce.gov.br

Twitter: @FuncapCE