Governo realiza mais ações de recuperação ambiental e urbanização no Cariri

13 de fevereiro de 2014 - 14:26

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, realizará uma das ações de maior impacto nos quesitos recuperação ambiental e urbanização no bairro Seminário, no município do Crato, na região do Cariri. As intervenções integram a carteira de projetos do Projeto de Desenvolvimento Econômico Regional do Ceará – Cidades do Ceará Cariri Central do Ceará, desenvolvido pela Pasta. O investimento previsto à obra ultrapassa a ordem de R$ 18,3 milhões, financiados pelo Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird/Banco Mundial).

 

O projeto terá no total, 14,3 hectares de área de atuação. O bairro do Seminário, localizado na parte alta da cidade, o maior e mais populoso do município do Crato, será contemplado com trabalhos de contenção da encosta e de recomposição da vegetação do local, além da criação de uma via paisagística no topo da encosta com extensão total de 1,2 km. No local, serão realizados serviços de drenagem, terraplenagem, iluminação, paisagismo, sinalização e espaços de contemplação da paisagem.

 

Está previsto ainda o reassentamento de famílias e serviços de esgotamento sanitário de parte da bacia do bairro, atendendo 12.500 famílias com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto.

 

Cidades do Ceará

 

O Projeto visa estimular a economia, melhorar a infraestrutura urbana e ampliar as capacidades específicas de cada município do Cariri. Ao todo, cerca de R$ 132 milhões estão sendo investidos em toda a região.

 

Por meio do Projeto, a Secretaria das Cidades pretende fortalecer o Cariri Central, transformando-o numa região capaz de dividir com a Capital a atração de população, equipamentos, atividades bens e serviços, tendo como objetivos específicos: promover o desenvolvimento econômico; melhorar a infraestrutura urbana; e ampliar a capacidade de gestão regional do Cariri Central, que compreende os municípios de Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

 

13.02.2014

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades

Priscila Teixeira (comunicacao@cidades.ce.gov.br /  85 3207.5249)
 @scidades