Cid Gomes inaugura o Centro de Profissionalização para Pessoa com Deficiência

14 de fevereiro de 2014 - 17:52

Garantir a qualificação profissional da pessoa com deficiência é também obrigação do poder público. A afirmativa foi feita pelo governador Cid Gomes durante a inauguração do Centro de Profissionalização para a Pessoa com Deficiência (CEPID), nesta sexta sexta-feira (14). Localizado no bairro Goiabeiras, em Fortaleza, o novo equipamento funcionará como um espaço inclusivo para o desenvolvimento da educação e formação profissional dessas pessoas a fim de inseri-las no mercado de trabalho e é o maior do Norte e Nordeste. “A principal responsabilidade do poder público é procurar dá oportunidades iguais as todas pessoas, especialmente aquelas que têm, na sua história, uma diferença seja econômica, seja física. E para isso é fundamental que a educação pública seja de qualidade e esse equipamento é emblemático para isso”, destacou Cid Gomes.

 

O local funcionará com serviços de orientação psicossocial; cursos de formação e qualificação nas áreas de indústrias, comércio e serviços; intermediação para o mercado de trabalho e sensibilização das empresas para inserção de trato das pessoas com deficiência. “O Ceará está de parabéns por essa que para mim é uma obra inédita no País. A partir de hoje não há mais argumentos que para dizer que não temos pessoas mão de obra qualificada. A educação que o Governo do Estado tem como prioridade aqui no Ceará é o remédio para todos os males do nosso país”, parabenizou o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias. Na ocasião ele também citou o Ceará como referência na geração de empregos no ano passado. “O Ceará foi estado que mais gerou em emprego proporcionalmente em 2013”, disse. O local é todo adaptado as necessidades com mapa tátil, piso tátil direcional e de alerta, placas em braile e alarmes de sinalização, além de área de convivência, salas de aula, laboratórios de hotelaria e informática, salas de atendimento individual e auditório. Na construção e aquisição de equipamentos o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Gabinete da Primeira-Dama, investiu R$ 6 milhões. “Pegamos uma ideia que ainda estava para ser executada em São Paulo, trabalhamos para tirar do papel aqui no Ceará, e o ainda é inspiração lá hoje está sendo entregue para a população do Ceará. E daqui pra frente que tenhamos a objetividade dá as nossas pessoas oportunidade”, destacou Cid Gomes. Ele também reforçou que mesmo após empregadas as pessoas com deficiência continuam recebendo apoio do poder público. “Depois de empregada um emprego não substituirá o outro mais sim complementará”, completou o Governador.

 

CPPD dentro1O CEPID também foi todo estruturado para proporcionar a iniciação ao paratletismo em modalidades como basquete, futsal, natação e tênis de mesa. Para isso conta com estruturas como piscina acessível, quadra poliesportiva e academia de baixo impacto ao ar livre. Toda essa estrutura atenderá também o público em geral por meio de programas e ações já realizadas pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará. “Vamos impulsionar muito o mercado de trabalho a partir desse equipamento. Isso mostra que o Estado vem fazendo atitudes concretas para o povo cearense” destacou o secretário estadual do Trabalho, Josbertini Clementino.

 

Durante a solenidade foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e empresas parceiras que absorverão os profissionais treinados no CEPID. “Nós cearenses somos pioneiros em proporcionar essa vaga casada entre profissionalização e empresa”, concluiu a diretora do CEPID, Regina Neiva.

 

Prestigiaram a solenidade os deputados federais Ariosto Holanda, André Figueiredo e José Airton; os deputados estaduais Professor Pinheiro, Ferreira Aragão, Raquel Marques, Delegado Cavalcante e Mirian Sobreira; o presidente da Câmara dos Vereadores de Fortaleza, Walter Cavalcante; o empresário Deusmar Queiroz e demais autoridades.

 

CPPD dentro6CPPD dentro2

CPPD dentro4CPPD dentro5

 

 

14.02.2014

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3466.4898