Adutoras emergenciais: Cid Gomes se reúne com ministros do Planejamento e da Integração Nacional

19 de fevereiro de 2014 - 20:13

O governador Cid Gomes se reuniu nesta quarta-feira (19), em Brasília, com a ministra do Planejamento, Mirian Belchior. Na pauta da reunião estava a construção de novas adutoras de montagem rápida em cidades do Interior do Ceará que sofrem com os efeitos da estiagem. Serão 406.276 m de adutoras para atender as 11 cidades: Canindé, Caridade, Crateús, Nova Russas, Tauá, Caririaçu, Irauçuba, Alcântaras, Quiterianópolis, Potiretama e Maranguape. O investimento será de R$154.244.570,31. O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o Chefe de Gabinete do Governador, Danilo Serpa, estiveram presentes.

 

Na audiência com a Ministra, o governador Cid Gomes apresentou as adutoras de montagem rápida que demandam menos tempo para o início de funcionamento e menos estrutura de pessoal para ser viabilizadas. Durante a audiência, o Governador ressaltou a expertise do Estado contratar, executar e colocar pra funcionar essas adutoras.

 

“Nós estamos com três anos de invernos muito abaixo da média regular.  O grande problema é que tendo 30% da capacidade de acumulação em açudes públicos, monitorados pela Cogerh, essa distribuição não é igual, tem região no Ceará que está com 40% das reservas, e tem região que está com menos de 5%, que é o caso da Região do Sertão de Crateús e do Alto Jaguaribe. As sedes desses municípios vão demandar ações urgentes para garantir o abastecimento de água para sua população urbana. Então, nós encontramos uma tecnologia que chama essas adutoras de montagem rápida, que foi uma tecnologia usada pelo exército americano o Iraque por exemplo, que usa uma liga de aço importada, aço cortén, e com uma tecnologia de engate rápido, nós conseguimos fazer, cada equipe, 300 metros em um dia. A Ministra se sensibilizou muito, ficou de analisar algumas questões e me dará um posicionamento até quarta-feira da semana que vem. Agora isso obviamente já me coloca numa situação de encomendar a importação desses materiais para que efetivamente a gente assegure à população desses municípios água para suas necessidades”, explicou o Governador.

 

cid internaA ministra Miriam, muito sensibilizada ficou de analisar algumas questões e me dar um posicionamento até quarta-feira da semana que vem. Agora isso obviamente já me coloca numa situação de encomendar a importação desses materiais para que efetivamente a gente assegure à população desses municípios água para suas necessidades.

 

Antes da reunião no Ministério do Planejamento, Cid Gomes se reuniu com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira. Ele informaou que o Ministério tem indicado a outros estados que utilizem a mesma tecnologia de adutoras de montagem rápida utilizada no Ceará.

 

 

 

 

19.02.2014

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3466.4898