Campanha de vacinação quer atingir meta até este sábado (22)

21 de fevereiro de 2014 - 15:05

Falta pouco para o Ceará atingir a meta de vacinação contra o sarampo de 95% das crianças de seis meses a menores de cinco anos, na campanha de imunização iniciada em 27 de janeiro. Até a manhã de quinta-feira, 20 de fevereiro, os 19 municípios participantes da campanha aplicaram 223.652 doses da vacina tríplice viral, atingindo 86,96% de cobertura da população-alvo de 257.167 crianças. Cinco municípios até o final da manhã desta quinta-feira, 20, ainda não haviam alcançado a meta mínima de 95% de cobertura e outros seis que atingiram esse percentual total precisam atingir a meta em uma ou mais faixas etárias. A orientação do Ministério da Saúde é de vacinação de 95% das crianças em todas as faixas etárias de seis meses a menores de cinco anos, para interromper a cadeia de transmissão do sarampo.

 

A Secretaria da Saúde do Estado está mobilizando os municípios para o cumprimento da meta de imunização até este sábado, 22 de fevereiro. Nesse dia, um posto de vacinação funcionará na sede da Sesa, na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, das 8 às 17 horas. A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza também colocará postos de vacinação à disposição da população. Os demais municípios que ainda não atingiram a meta de vacinação estão adotando como estratégia a busca ativa de crianças não vacinadas em creches e escolas. Pais e responsáveis devem levar crianças de seis meses a menores de cinco anos para vacinar, mesmo que já tenham recebido a vacina tríplice viral na vacinação de rotina.

 

Os municípios com metas cumpridas passam a realizar o Monitoramento Rápido de Cobertura (MCR) para confirmar a abrangência da cobertura vacinal. O monitoramento é uma atividade recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para supervisão das ações de vacinação, adotado em vários países das Américas como uma ação rotineira. É um método extremamente útil para avaliação da situação vacinal local e seus resultados devem ser utilizados para, se necessário, definir ou redefinir ações de vacinação, melhorar as coberturas vacinais e a homogeneidade de coberturas.

 

21.02.2014

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCear

 

21.02.2014

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá  (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCear