Projeto Música é para a Vida começa nesta sexta-feira(21), no Teatro Dragão do Mar

21 de fevereiro de 2014 - 20:02

Alunos e arte educadores da rede estadual de ensino terão a oportunidade de participar de formação artística com músicos renomados, além de conferir apresentações desses artistas e ainda se apresentar durante o Festival Jazz&Blues. As ações integram o Projeto Música é para a Vida, que será aberto nesta sexta-feira, dia 21, às 17 horas, no Teatro do Dragão do Mar. Trata-se de uma realização da Secretaria da Educação (Seduc) e Sociedade Cearense de Produção Cultural e Científica (SCPCC).

 

Durante a abertura, haverá apresentações artísitico-culturais de ex-alunos que participaram de fases anteriores do projeto e de músicos locais (professores das Residências Artísticas). O Música é para Vida tem como proposta estimular o protagonismo juvenil e promover a inclusão cultural de uma maneira única e diferenciada. A iniciativa possibilita que alunos e professores da rede pública tenham acesso ao amplo universo da música, por meio de um programa que contempla etapas que vão desde a sensibilização para iniciantes até a formação mais aprofundada para aqueles já familiarizados com a prática instrumental. E a cada edição, são mais de 600 beneficiados neste processo.

 

Para esta etapa, foram selecionados 100 alunos e 20 arte educadores que participarão das Residências Artísticas, a partir de amanhã, dia 22, no Campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Pacoti. As Residências terão duração de 11 dias de atividades, com foco na formação e aperfeiçoamento musical.

 

Até o dia 28 de fevereiro (na semana que antecede o Carnaval), acontecerão, pela manhã, aulas práticas de guitarra, violão, baixo, bateria e percussão, teclado e instrumentos de sopro. O turno da tarde será dedicado à prática de conjunto e às aulas teóricas de leitura musical, análise e harmonia, improvisação, história do jazz, oficinas de construção de instrumentos, Comunicação e Produção Cultural. À noite, com uma programação aberta ao público, no Ginásio Esportivo no Centro da Cidade, haverá apresentações dos participantes e de músicos locais. Durante todo este período, o projeto oferecerá transporte, alimentação e hospedagem aos residentes.

 

Já nos dias do Festival Jazz & Blues, de 01 a 04 de março (período do Carnaval), os residentes terão Atividades de Integração em Pacoti. E, no fim da tarde, ganham os palcos do Festival, onde podem mostrar um pouco do que aprenderam durante o projeto Música é para a Vida. Em Guaramiranga, os participantes terão acesso a toda a programação do evento.

 

Após o período do Carnaval jazzístico, as atividades do projeto têm continuidade no mês de julho, no Festival Música em Ibiapaba, outro evento de referência nacional em formação musical.

 

21.02.2014

 

                                                                                  
Assessoria de Imprensa: 3101.3972
Jacqueline Cavalcante – jacquelinec@seduc.ce.gov.br