Profissionais são treinados para o teste rápido de tuberculose

24 de fevereiro de 2014 - 12:15

Nesta segunda-feira (24), 146 profissionais da saúde, na maioria médicos e enfermeiros, dos municípios de Fortaleza, Sobral, Caucaia e Itaitinga participarão de um treinamento sobre o manuseio do novo equipamento que detecta resultados de diagnósticos de tuberculose em apenas 2 horas e utiliza só uma amostra de escarro. Os participantes serão orientados sobre a utilização adequada, inadequada e limitações do teste, interpretação dos resultados, algoritmos diagnósticos e coleta adequada de escarro. O treinamento, que acontece no auditório da Secretaria da Saúde do Estado das 08 horas às 17 horas, é realizado pelo Ministério da Saúde. A Sesa fica na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema.

 

O Teste Molecular Rápido (PCR em tempo real) tem elevada sensibilidade e especificidade para detecção tanto do bacilo quanto da resistência à rifampicina(>90%). Ministrarão o treinamento a enfermeira Daniele Dell’ Orti e a médica Fernanda Dockhorn Costa. Os locais de atendimento que irão receber inicialmente o equipamento são:Centro de Patologia Clínica do Hospital São José, Laboratório Central de Fortaleza, Laboratório de Referencia do Sistema Prisional (Hospital Otávio Lobo), Laboratório de Referência em Tuberculose de Sobral, Laboratório Municipal de Caucaia.

 

O objetivo da capacitação é formar profissionais de saúde para multiplicarem as informaçõesno retorno aos municípios e no trabalho nas unidades de saúde. Cada unidade de saúde dos municípios que irá receber o teste rápido terá pelo menos um profissional de saúde capacitado como multiplicador.

 

24.02.2014

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira (85 3101.5220 – 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara