Novo Centro incrementará produção artesanal de Aquiraz

25 de fevereiro de 2014 - 17:52

O governador Cid Gomes, acompanhado do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, inaugurou, nesta terça-feira (25), na praia do Iguape, em Aquiraz, o Centro das Rendeiras Mirian Porto Mota. Trata-se de um novo local de produção, exposição e comercialização do trabalho desenvolvido pelas rendeiras locais. O equipamento vai incentivar ainda mais a produção de artesanato da região, que tem o maior polo de produção artesanal de renda de bilro do Ceará.

 

O Centro, construído em formato de um navio ancorado à praia, uma homenagem aos pescadores cearenses, foi orçado em R$ 838.249,21 e tem uma área construída de 1.173 m², com os acessos aos boxes feitos através de rampas, amplo espaço de visitação, áreas de estar e lazer, cafeteria e mirante, já que o equipamento está localizado na beira da praia. O prédio tem três pavimentos, sendo dois destinados aos boxes de produção, exposição e venda do artesanato, para cada uma das rendeiras.

 

rend 02Segundo o Governador, o novo espaço vem com a proposta de valorizar os trabalhos desenvolvidos pelas rendeiras do Ceará, trabalhos estes muito admirados e requisitados em todo o mundo. “Eu tenho um carinho muito grande pelo município de Aquiraz e tudo aquilo que eu puder fazer para melhorar a vida da população desse município eu farei de muito bom gosto. Por isso eu venho aqui entregar esse equipamento. É uma forma de reverenciar e destacar uma das grandes  riquezas do nosso Estado, que é o nosso artesanato de renda, proveniente das mãos dessas verdadeiras artistas”, comentou Cid Gomes.

 

“Eu trabalhava no outro centro e a gente passou algum tempo num local cedido pelo governo. Com esse novo espaço, eu tenho a expectativa de que a nossa vida vai melhorar muito, com o aumento das vendas e com o aquecimento do turismo no Iguape. São 56 famílias que tiram o sustento do nosso trabalho”, afirmou a rendeira Vanderli Costa, de 40 anos.

 

Participaram da inauguração o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Geraldo Brígido; o prefeito do município de Aquiraz, Guimarães; o vice- governador do Ceará, Gonzaga Mota e a ex-primeira-dama, Mirian Porto Mota; o secretário estadual Mauro Filho, da Fazenda; o ex-ministro, Leônidas Cristino e a assessora especial de Políticas Públicas sobre Drogas, Socorro França. 

 

rend 03rend 04

 

25.02.2014

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898