Museu São José de Ribamar: Ceará e arte sacra são expostos a partir desta quarta (26)

26 de fevereiro de 2014 - 12:15

O Museu Sacro São José de Ribamar apresenta a partir dessa quarta-feira (26), por tempo indeterminado, a íntegra da exposição “A história do Ceará na arte sacra”, lançada em 2010, durante a entrega do Centro Histórico de Aquiraz, primeira capital do Estado. A abertura será às 18 horas, com um coquetel de lançamento. A exposição, montada com recursos do Programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro, abre para visitação os módulos “Culto Público” e “Devoção Doméstica”, no pavimento superior do Museu. Desde 2010, o andar térreo da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Aquiraz abriga os módulos “O Museu”, “Igreja” e “Colonização”, que refletem sobre as práticas de devoção católica no Brasil, e no Ceará especificamente, durante o período colonial.

 

De acordo com a diretora do Museu do Ceará e Museu Sacro São José de Ribamar, historiadora Carla Vieira, a parceria firmada com a Caixa Econômica Federal, por meio do Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro, permitiu, para além da montagem da exposição, a modernização do equipamento com ações de acessibilidade, como a instalação de pisos táteis no interior e no entorno do Museu, a elaboração de materiais táteis, como textos e legendas em braille e maquetes táteis, e o oferecimento de um serviço de audiodescrição de toda a exposição, ampliando o acesso às informações da exposição. Também foram realizadas ações de alarme e combate a incêndio e a instalação de um moderno sistema de segurança eletrônica, garantindo mais segurança ao acervo, à edificação e, sobremaneira, aos funcionários e público visitante do Museu. “O Museu Sacro São José de Ribamar é uma das mais importante referências em arte sacra do Nordeste e a parceria com a Caixa tem possibilitado que o público em geral tenha acesso a este acervo representativo do povo cearense”, destaca Carla Vieira.

 

O Programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro tem o objetivo de apoiar projetos de instituições abertas à comunidade, sem fins lucrativos, que visam a promoção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro. O programa seleciona e patrocina instituições culturais com atuação pública, que possuam acervos de relevância nacional e/ou regional, habilitadas a desenvolver ações de preservação e exposição destes acervos à sociedade.

 

O acervo do Museu Sacro é formado por imagens sacras, objetos de procissão, parâmetros litúrgicos, oratórios, alfaias e missais oriundos de diferentes épocas e recantos do Ceará, alguns desses chegados ao Museu por meio de doações, como da Igreja Matriz, repositório maior do patrimônio material deixado pelos padres jesuítas no Ceará desde o fim do século XVIII, quando expulsos da região pelo Marquês de Pombal. Outros itens provenientes da Arquidiocese de Fortaleza e de famílias da região também foram reunidos no acervo, que a partir da próxima semana estarão disponíveis ao público como importantes ferramentas para a reflexão crítica acerca da história e do patrimônio cultural cearense.

 

O Museu Sacro São José de Ribamar, localizado no Centro Histórico de Aquiraz, vem acumulando prêmios pelo trabalho pioneiro envolvendo a temática religiosa no Nordeste. Em 2010, foi contemplado por dois prêmios nacionais: primeiro lugar no Edital Modernização de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e Petrobras Cultural, contemplado na categoria apoio a museus, arquivos e bibliotecas.

 

Serviço
Exposição “A história do Ceará na arte sacra”
Local: Museu Sacro São José de Ribamar – Praça Cônego Araripe, 22 – Aquiraz
Abertura: Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
Visitação: de terça a sábado, das 9 às 17 horas
Agendamentos: escolas e demais grupos podem fazer agendamento pelos telefones (85) 3101.2818 – 3361.2535
A abertura será às 18 horas, com um coquetel de lançamento. A exposição fica aberta ao público por tempo indeterminado.

 

26.02.2014

 

Assessoria de Comunicação da Secult
(85) 3101.6761 | imprensa@secult.ce.gov.br