Secult reúne produtores e realizadores para reformular Edital de Cinema e Vídeo

26 de fevereiro de 2014 - 17:17

A Secretaria da Cultura do Estado realiza nessa quinta-feira (27) uma reunião para discutir a reformulação do Edital Ceará de Cinema e Vídeo de 2014. Produtores e realizadores da área de audiovisual estão sendo convidados para participar do encontro, que ocorrerá às 10 horas, na sede da Secult (Edifiício do Cine São Luiz – Rua Major Facundo, 500 – 6º andar – Praça do Ferreira – Centro). A necessidade de ajustes é motivada pelo aporte maior de recursos após negociações com a Agência Nacional do Cinema (Ancine).

 

O Edital Ceará de Cinema e Vídeo é, entre os quatro editais que estão para ser lançados, o que terá o maior acréscimo de recursos. Enquanto foram destinados R$ 3,8 milhões em 2012, último ano em que foi lançado, o investimento agora será de pelo menos R$ 7,5 milhões. O incremento se deve à articulação da Secult junto à Ancine, com a sinalização positiva recebida no último dia 17 de fevereiro, quando da visita do secretário executivo da Secult, Paulo Victor Feitosa, à sede do Escritório Central, no Rio de Janeiro.

 

O convite aos produtores e realizadores da área de audiovisual para discutir a reformulação do edital dá sequência aos encontros promovidos pela atual gestão da Secult que valoriza o debate com a sociedade para o lançamento de todos os editais. Em novembro de 2013, a Secretaria reuniu produtores de festivais artísticos e culturais, realizadores audiovisuais e proponentes de projetos culturais em geral que buscam recursos públicos estaduais pelo Mecenato ou pelo Fundo Estadual de Cultura. A Secult realizou reuniões com produtores e artistas para debater a realização de mostras e festivais, o Prêmio Ceará de Cinema e Vídeo e o Edital de Incentivo às Artes.

 

Ao estabelecer esse diálogo com os principais interessados na apresentação de projetos artístico-culturais, a Secult procura acatar sugestões para melhoria do processo de seleção e apoio aos projetos contemplados com base na Lei do Sistema de Incentivo Estadual de Cultura (Siec). Para ampliar a participação, todas as reuniões são transmitidas online, por meio de acesso ao endereço eletrônico da Secretaria (www.secult.ce.gov.br).

 

Mais sobre os Editais da Secult

 

Edital Mecenas do Ceará – apoia projetos, a partir da renúncia fiscal de empresas, nas áreas de artes visuais e fotografia; audiovisual; teatro; dança; circo; música; arte digital; literatura, livro e leitura; patrimônio material e imaterial; ou artes integradas – contemplam mais de uma linguagem artística.

 

Edital Ceará de Incentivo às Artes – apoia projetos de arte e cultura nos segmentos de artes cênicas, artes visuais, música, fotografia e literatura.

 

Edital Ceará de Cinema e Vídeo – apoia produção de longa-metragem, curta-metragem, projetos para TV e novas mídias e desenvolvimento de roteiro de longa-metragem, além da criação ou manutenção de cineclubes e da formação em audiovisual na área de eventos, técnico profissionalizante e exibidores e cineclubistas.

Edital Ceará Natal de Luz – apoia projetos de arte e cultura, identificando e difundindo as tradições regionais do ciclo natalino – grupos de tradição natalina e festejos regionais natalinos.
Edital Ceará Junino – apoia festivais de quadrilhas juninas e grupos juninos.

 

Edital Ceará da Paixão – apoia projetos de arte e cultura, identificando e difundindo as tradições regionais cearenses estimulando práticas artísticas e culturais, eventos tradicionais populares e montagem de espetáculos cênicos que se desenvolvem nas várias comunidades do Estado em função da Semana Santa.

 

Edital Ceará de Carnaval – apoia projetos de arte e cultura, identificando e difundindo as tradições regionais cearenses nas manifestações carnavalescas do Ceará.

 

Serviço
Reunião para discutir a reformulação do Edital Ceará de Cinema e Vídeo
Data: Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014
Horário: 10 horas
Local: Auditório da Secult – Edifiício do Cine São Luiz – Rua Major Facundo, 500 – 6º andar – Praça do Ferreira – Centro – entrada pela lateral
Mais informações: (85) 3101.6770

 

26.02.2014

 

Assessoria de Comunicação da Secult
(85) 8699.6524 – Dalwton Moura
(85) 8878.8805 – Raimundo Madeira
(85) 9608.5822 – Sonara Capaverde
(85) 3101.6761
imprensa@secult.ce.gov.br