Atendimento reforçado no carnaval com as UPAs 24 horas

6 de março de 2014 - 17:18

Na estrutura de saúde, este carnaval foi diferente em muitos municípios e regiões do Ceará. Quem curtiu o carnaval em Quixadá, por exemplo, ficou mais seguro sabendo que havia uma Unidade de Pronto Atendimento aberta 24 horas, com médicos e enfermeiros em todos os horários. De sexta-feira, 28, primeiro noite de carnaval até a madrugada de terça-feira, 4, foram realizados 521 atendimentos na UPA de Quixadá, no Sertão Central, que o governador Cid Gomes inaugurou na manhã da sexta-feira e já ficou funcionando.

 

Atendimento na UPA de Crateús

 

Na mesma região, outro município também teve o primeiro carnaval com uma UPA. Foi Canindé, onde a UPA que foi inaugurada no dia 3 de fevereiro deste ano, fez 606 atendimentos nos dias de folia. Na vizinha região dos Inhamuns, duas UPAs reforçaram os serviços de saúde. Uma em Tauá, onde 792 pessoas foram atendidas, e outra em Crateús, com 653 atendimentos.

 

Quem subiu as serras de Baturité e da Ibiapaba também contou com a segurança de ter uma unidade de saúde especializada em casos de urgência e emergência que não fecha nunca. Está aberta de domingo a domingo, até nos feriados. Em Aracoiaba, na serra de Baturité, a UPA fez 300 atendimentos. Em São Benedito, na Ibiapaba, a população conta com atendimento de UPA desde o dia 25 de novembro de 2013, quando foi inaugurada.

 

Quem preferiu brincar o carnaval no litoral Oeste, precisamente em Caucaia, também teve a segurança do atendimento de urgência e emergência. Lá, a UPA fez 1.193 atendimentos durante os dias de folia. No litoral leste também tem UPA 24 horas. Fica no Pecém, em São Gonçalo do Amarante, que atendeu no carnaval  547 pessoas. 

 

Na capital, as seis UPAs  24 horas construídas pelo governo do Estado, com apoio do Ministério da Saúde, atenderam 9039 pessoas da meia noite de sábado, 1º de março, até o meio dia de Quarta-feira de Cinzas. A mais procurada foi a que fica no Conjunto José Wálter. Nesse período atendeu 1.744 pessoas. Em segundo lugar, a UPA do Canindezinho, que realizou 1.554 atendimentos. As outras quatro unidades ficam na Praia do Futuro, Conjunto Ceará, Autran  Nunes e Messejana.

 

As UPAs 24 horas, no total de 18 já construídas pelo governo do Estado e em funcionamento, integram a nova rede de urgência e emergência do Ceará. A nova rede também está sendo reforçada com o Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192).  Neste carnaval, o SAMU 192 – Ceará Polo 1 e Polo III fez a cobertura de 80 municípios. Com a estruturação do Polo II, na Região Norte, todos os  municípios cearenses estarão cobertos pelo SAMU 192.

 

06.03.2014

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara