Governo do Estado inicia a construção das unidades Vapt Vupt

10 de março de 2014 - 19:38

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) informa que tiveram início as obras de duas unidades Vapt Vupt – centrais de atendimento ao cidadão que prestarão de forma concentrada diversos serviços públicos, a exemplo da emissão de documentos, títulos, cartões únicos, atendimentos individualizados e prestações de serviços.

 
O Programa de Atendimento Integrado ao Cidadão prevê a instalação de cinco shoppings de serviços no Ceará: três em Fortaleza, nos bairros Antônio Bezerra, Centro e Messejana e as outras duas em Sobral e Juazeiro do Norte. A inauguração das duas primeiras unidades, em Messejana e em Juazeiro do Norte, será em junho de 2014. A terceira unidade a ficar pronta será no bairro Antonio Bezerra prevista para agosto de 2014.

 

O novo modelo de atendimento ao cidadão deve substituir gradualmente as atuais Casas do Cidadão e absorverá os serviços da Central Fácil, voltada para atendimento do pequeno empresário, além de concentrar postos de atendimento do Procon/Decon, Polícia Civil, Defensoria Pública, Ouvidoria Geral do Estado, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), Prefeitura Municipal, Polícia Federal e das demais concessionárias de serviços públicos, a exemplo da telefonia e bancos.

 

Segundo a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, a meta de atendimentos é de 13.010 atendimentos por dia em cada unidade. “Serão 5 unidades com uma média de 3.000 m2 onde a meta é atingir 260 mil atendimentos por mês quando estas unidades estiverem em pleno funcionamento. Estes locais funcionarão de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, com serviços como emissão de documentos, atendimentos personalizados e realização de cadastro único. Alguns serviços também poderão ser agendados pela internet, facilitando a vida do cidadão e prestando um serviço com mais qualidade”, informa. Ela também destaca que esta é a primeira vez que o Governo do Estado consegue expandir o projeto para o interior, levando inicialmente estas centrais de atendimento a dois polos (Cariri e Zona Norte do Estado). Na primeira fase do projeto, as demais regiões serão atendidas por seis caminhões baús que também estão sendo modernizados. “O Caminhão do Cidadão também passará por uma atualização no projeto, que inclui mudança em sua itinerância e no formato de atendimento”, adianta.

 
As centrais Vapt Vupt são executadas por meio de uma parceria público privada com o Consórcio Ceará Cidadão, composto pelas empresas Shopping do Cidadão e Marquise S/A. O contrato tem capital 100% privado e a concessão aos serviços é de quinze anos. O diferencial do programa está na agilidade de prestação de serviço. Ela será avaliada por meio de uma auditoria externa que leva em conta tempo de espera, qualidade do atendimento, infraestrutura e qualificação do pessoal de atendimento.

 

10.03.2014

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
– (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara