Crateús: Cid Gomes inaugura 18ª policlínica nesta sexta-feira (14)

13 de março de 2014 - 17:08

Os 302.148 moradores dos municípios de Crateús, Ararendá, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Quiterianópolis e Tamboril terão perto de casa, sem sair da região dos Inhamuns, acesso às consultas com especialistas e a exames complexos. É que nesta sexta-feira (14), às 18h30min, o governador Cid Gomes, e o secretário da Saúde, Ciro Gomes, inauguram em Crateús, uma nova Policlínica. Ela está localizada na Avenida Capistrano de Abreu, 731, bairro Fátima II. Com mais essa unidade, o número de policlínicas construídas e já inauguradas pelo Governo do Estado aumenta para 18 em diferentes regiões do Ceará.

 

Na policlínica regional em Crateús, os moradores dos 11 municípios que formam a 15ª Região de Saúde, sem pagar nada, farão consultas com médicos especialistas em clínica geral, cirurgia geral, oftalmologia, otorrinolaringologia, cardiologia, ginecologia, mastologia, urologia, gastroenterologista, traumato-ortopedia, angiologia, endocrinologia e neurologia. Receberão atendimento ainda com especialistas em outras áreas, entre elas fonoaudiologia, nutrição, psicologia, fisioterapia e terapia ocupacional. As consultas são com hora marcada de segunda a sexta-feira, através de agendamentos e encaminhamentos feitos pelos municípios que integram o consórcio público de saúde, modelo de gestão adotado em todas as policlínicas em que o governo do Estado e os municípios compartilham o custeio mensal da unidade. Nas obras e equipamentos, os recursos foram somente do governo do Estado, no total de R$ 11.524.944,49. 

 

Tomografia computadorizada

 

Além de consultas com especialistas, os pacientes fazem na policlínica regional exames complexos, que antes não eram realizados na rede pública da região. É o caso da tomografia computadorizada. Outros exames especializados que ajudam na qualidade e definição dos diagnósticos ofertados na policlínica são eletrocardiograma, eletroencefalograma, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, audiometria, ecocardiograma. Só em equipamentos que permitem a realização desses e outros exames o governo do Estado investiu R$ 4.453.725,00.    

 

Os serviços que a população da 15º Região de Saúde conhecerá a partir desta quinta-feira com a inauguração da policlínica regional já são realidade em 17 regiões onde o governo do Estado entregou policlínicas regionais em Camocim, Tauá, Acaraú, Russas, Baturité, Icó, Pacajus, Brejo Santo, Aracati, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Campos Sales, Caucaia, Barbalha, Tianguá e Iguatu. Há mais quatro unidades para serem inauguradas em Limoeiro do Norte, Canindé, Maracanaú e Crato.      

 

Rede de assistência

 

A nova rede de assistência à saúde em Crateús, que atende toda a população dos 11 municípios da 15ª Região de Saúde, nos Inhamuns, vai além de uma policlínica, Lá, o governo do Estado construiu um Centro de Especialidades Odontológicas regional, que funciona há dois anos, com 33.225 atendimentos realizados, e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), inaugurada e aberta há dois meses, com 6.913 atendimentos feitos até a manhã de terça-feira, 11 de março. Reformou e ampliou o prédio da Coordenadoria Regional de Saúde, com melhores condições de trabalho aos profissionais. 

 

Do mesmo jeito que fez em Crateús, sede da 15ª Região de Saúde, o governo do Estado construiu nova rede de assistência nas 22 Regiões de Saúde em que o Estado do Ceará está estruturado. A nova rede, em todo o Ceará, inclui 22 policlínicas regionais, 19 Centros de Especialidades Odontológicas com 18 já inaugurados. O compromisso do governador eram 18 CEOs, mas no ano passado ele anunciou a construção de mais um CEO regional em Campos Sales, no Cariri.

 

A nova rede de assistência é formada ainda por hospitais regionais, com dois em funcionamento, o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e o Hospital Regional Norte, em, Sobral, e o terceiro, o Hospital e Maternidade do Sertão Central, em construção em Quixeramobim. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) para casos de urgência e emergência também integram a nova rede de assistência do Ceará. Há 18 em funcionamento. 

 

Homenagem

 

A policlínica regional em Crateús recebe o nome de Raimundo Soares Resende. Ele nasceu em Ipueiras, em 1903, mas aos 25 anos de idade passou a residir em Crateús. Casado com Maria Bezerra Resende, tiveram dois filhos: Antônio Hermínio Bezerra Resende e Raimundo Soares Resende Filho.

 

Raimundo Soares Resende foi líder político na região do Sertão dos Inhamuns. Foi prefeito por duas legislaturas, quando construiu a Maternidade Gentil Resende.  Durante três legislaturas consecutivas foi vereador e presidente da Câmara Municipal.    

 

13.03.2014

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá
selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara