Começa Residência para 310 médicos nesta sexta-feira (14)

14 de março de 2014 - 12:06

Nesta sexta-feira, 14 de março, às 10h30min, a Secretaria da Saúde do Estado, por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/Ce) e em parceria com os Hospitais Universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizará, a solenidade de abertura da Residência Médica 2014, com o acolhimento de 310 médicos residentes. O Secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, e o Diretor de Ensino e Pesquisa dos Hospitais Universitários da UFC, Renan Montenegro, e a Superintendente da ESP/Ce, Ivana Barreto, participarão da solenidade que ocorrerá na ESP-Ce, na Avenida Antônio Justa, 3161. Também estarão presentes no evento os supervisores dos Programas de Residência, os diretores dos hospitais e unidades que recebem os residentes, além de representantes das instituições de ensino médico do Ceará. 
 
 
Após a solenidade abertura, a ESP/Ce preparou uma programação para os residentes composta por quatro conferências: Humanização e Humanidade em Medicina; 70 Anos de Residência Médica no Brasil; Residência Médica no Ceará: Expansão e Interiorização; Redes de Atenção à Saúde no Brasil e no Ceará. Após as conferências, haverá ainda uma homenagem aos preceptores e médicos residentes que se destacaram em 2013 e a solenidade de conclusão da primeira turma de Residência Médica de Pediatria em Rede da SMS/ESP/SESA, fruto da construção conjunta da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza com Escola de Saúde Pública do Ceará e a Secretaria da Saúde do Estado.
 
Aumento de vagas
 
Em 2014, a ESP/Ce ofereceu 310 vagas para Residência Médica, ampliando a oferta em 22 vagas em relação ao ano passado. Também em 2014 foram criados seis novas Programas de Residência Médica. São eles: Cirurgia Digestiva, Clínica Médica, Medicina Intensiva, Neurofisiologia Clínica, Psiquiatria, Obstetrícia e Ginecologia.
 
No Ceará, as bolsas dos residentes são pagas com recursos do Governo do Estado. Estão previstos cerca de R$14 milhões para 2014 para pagamento de bolsa de residências médicas. Nos últimos quatro anos, 1.433 médicos residentes foram contemplados pela Residência Médica da SESA-ESP/Ce.
 
14.03.2014
 
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
Assessoria de Desenvolvimento Institucional Escola de Saúde Pública do Ceará
Jornalistas: Marcos Saudade, Amanda Peixoto e Hariádina Salveano
Website: www.esp.ce.gov.br
Twitter: twitter.com/espce
Fone/Fax: (85) 3101.1412