Hemoce realiza coleta no Shopping Via Sul durante um mês

14 de Março de 2014

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce,  disponibiliza, durante um mês, um ponto de coleta de sangue no Shopping Via Sul. A equipe do hemocentro estará do dia 17 de março ao dia 16 de abril, no segundo piso, em frente a loja C&A, das 15 horas às 20 horas. A parceria com o shopping, que já dura três anos, tem o objetivo de facilitar a vida dos doadores voluntários de sangue.

 

O Hemoce realiza a coleta no shopping Via Sul duas vezes ao ano. De acordo com a coordenadora da captação, Nágela Lima, a parceria é valorosa, “Com esse ponto de coleta durante uma mês, mais pessoas têm a chance de realizar a doação voluntária de sangue. Muitos deixam de doar por causa da distância do hemocentro coordenador, então, esperamos que essa novidade venha acompanhada de muitas doações”, disse confiante quanto ao serviço.

 

A coleta externa é uma das ações que serão realizadas com foco no feriado da Semana Santa (18 a 21 de abril), considerado, por todos os hemocentros do país, um dos mais violentos. Além disso, coincide com o período chuvoso no Ceará, o que aumenta a inaptidão dos doadores por causa das doenças que se manifestam. Então, neste período é necessária uma atenção especial de toda população para manter o estoque ideal para atender a demanda do estado.

 

Além da doação de sangue, será possível realizar o cadastro como possível doador de medula óssea. O Ceará possui hoje mais de 120 mil pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). É importante ressaltar: quanto mais pessoas cadastradas, mais a chance de encontrar algum doador compatível.

 

Para ser um doador de medula óssea: ter entre 18 e 55 anos;  estar bem de saúde;  não ter tido câncer;  não ter comportamento de risco para DSTs; apresentar documento de identidade e comprovante de endereço.

 

O cadastro será concluído com a assinatura de um Termo de Consentimento e a coleta de uma amostra de sangue (10ml).

 

Para doar sangue é muito simples, basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento OFICIAL com foto. Os menores de idade, só podem doar se apresentarem o Termo de Consentimento para menores de 18 anos, que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. O Termo também está disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br) para download.

 

14.03.2014

 

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Luiza Dantas ( luiza.dantas@hemoce.gov.br)
asscom@hemoce.ce.gov.br 3101.2308/88921883