Jornalistas estrangeiros visitam Fortaleza em preparação para a Copa do Mundo

18 de Março de 2014

Nesta segunda-feira (17), uma comitiva formada por jornalistas internacionais veio a Fortaleza para conhecer a estrutura da cidade para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A iniciativa do Governo Federal, através da Embratur e Secom Internacional, da Presidência da República, contemplou profissionais de imprensa de jornais de grande circulação em países como Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. A comitiva foi recebida na Arena Castelão pelo secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa, e pela secretária Extraordinária da Copa de Fortaleza, Patrícia Macêdo, que apresentaram os números e ações para o Mundial.

 

“À medida que a Copa do Mundo se aproxima, cresce a curiosidade da imprensa estrangeira em conhecer Fortaleza e a Arena Castelão. O êxito alcançado com a construção do Castelão, destacado na sustentabilidade, acessibilidade, economia e pontualidade, e excelente organização da Copa das Confederações só aumentou a procura da mídia internacional. Nós ficamos felizes e gratos em ver que eles ficaram satisfeitos e confiantes com a realização da Copa no nosso estado”, reforça o secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa.

 

Além da estrutura física da Arena Castelão, os jornalistas tomaram conhecimento de algumas peculiaridades e destaques do projeto de reforma, ampliação, modernização e operação do estádio e puderam conversar com o ex-jogador Mirandinha, primeiro brasileiro a jogar na Inglaterra e o primeiro cearense a jogar na Seleção Brasileira. Eles conheceram as histórias da pedreira Francisca Falcão e do auxiliar de serviços gerais Luis Nobre, que aprenderam a ler no canteiro de obras. Falcão tem uma relação familiar com o estádio, já que seu pai e avó participaram da construção do Castelão em 1973 e, anos mais tarde, foi ela quem contribuiu na grande transformação da arena. Luis Nobre participou dos trabalhos de modernização desde o início e continua trabalhando no estádio, aos 58 anos iniciou o processo para obter carteira de habilitação depois de ser alfabetizado.

 

A secretária Patrícia Macêdo enaltece o intercâmbio. “A visita de jornalistas de outros países é sempre importante. Tanto pela reflexão que o olhar de fora provoca, quanto pela oportunidade que temos de mostrar para o mundo o que somos e temos. A cidade de Fortaleza preparada para receber a Copa do Mundo. Tenho segurança em afirmar que estamos entre as melhores das 12 sedes, tanto pela experiência que já tivemos com a Copa das Confederações, quanto pelo que já fizemos para bem acolher o evento. Os jornalistas que recebemos hoje tiveram oportunidade de observar isso.”

 

Após a visita à Arena Castelão, eles fizeram um sobrevoo de helicóptero pela cidade e em seguida eles visitaram as estações Chico da Silva e Parangaba do Metrofor, quando foram apresentados às inovações na mobilidade urbana da Capital pelo presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, e por Natasha Nunes, analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. “O Castelão está muito bonito e Mirandinha é um personagem do futebol mundial. Foi muito interessante conhecer os projetos do Ceará para a Copa”, afirma James Riach, do jornal britânico The Guardian.

 

18.03.2014

 

Coordenadoria de Comunicação da Secopa
+ 55 85 3264.5359
imprensa@secopa.ce.gov.br