3º Fórum Cearense dos Pontos de Cultura acontece nos dias 21 e 22 de março

20 de março de 2014 - 12:05

É tempo de colorir Fortaleza. Dias 21 e 22 de março, o Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe o 3º Fórum Cearense dos Pontos de Cultura, com o tema “Direitos Culturais por uma cultura de direitos”. O Fórum – que estava previsto para acontecer em janeiro deste ano, mas foi adiado com o intuito de mobilizar um número maior de participantes – será um momento fundamental para a rearticulação dos Pontos, que há quatro anos não se reúnem em um encontro assim.

 

Os Pontos de Cultura são uma ação prioritária do Programa Cultura Viva, criado em 2004, que consiste no estímulo às iniciativas culturais da sociedade civil já existentes, por meio da consecução de convênios celebrados após a realização de chamada pública. No Ceará, três chamadas já foram realizadas, por meio de editais públicos, tendo sido o primeiro realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), quando 40 Pontos de Cultura foram conveniados, e os demais pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), quando mais 200 Pontos foram conveniados.

 

“O Ceará conta com uma das maiores redes do Brasil e a nossa intenção é concretizar este dado não só em tamanho, mas em qualidade e capacidade de articulação”, explica Xauí Peixoto, coordenador da Secult para os Pontos de Cultura.

 

O Fórum será um espaço privilegiado para a partilha de experiências, demandas, dificuldades e soluções, configurando um rico painel que aponta para o crescimento e aprimoramento da Política Estadual e Nacional dos Pontos de Cultura e do Programa Cultura Viva. “A ideia é expandir a noção de cultura e entender que processos de estabelecimento e violação de direitos humanos são fenômenos culturais e que, desse modo, a política cultural precisa se voltar de modo mais atento, sistemático e comprometido para este campo”, explica Marcos Rocha, membro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e um dos organizadores do evento.

 

De acordo com coordenador da Secult para os Pontos de Cultura, Xauí Peixoto, durante o Fórum será montando um atendimento direcionado a orientações de cunho jurídico e de prestação de conta. “Esse espaço surgiu enquanto demanda do I ciclo de visitas da Rede Cearense dos Pontos de Cultura, ocorrido em fevereiro e março. Nessa ação, nos comprometemos com os pontos que visitamos (no total 16) a montar uma equipe e assessorá-los nas dificuldades mapeadas no momento da visita”, acrescentou Xauí.

 

O Fórum será ainda o espaço legítimo para a eleição de delegados e delegadas para o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura e de representantes que comporão a Comissão Estadual dos Pontos de Cultura.

 

A participação nas discussões do Fórum é destinada apenas a representantes de Pontos de Cultura do Ceará, com convênios vigentes ou com convênios finalizados junto à Secretaria de Cultura do Estado do Ceará ou ao Ministério da Cultura. Cada Ponto de Cultura deve indicar um representante. Despesas com passagem, hospedagem e alimentação serão custeadas pela Secult.

 

Serviço:

 

3º Fórum Cearense dos Pontos de Cultura

Quando: Dias 21 e 22 de março

Onde: Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura

Mais informações: (85)3495.1887 ou http://forumpontosce.wordpress.com/

Programação destinada apenas aos representantes dos Pontos de Cultura.

 

Mais informações para imprensa com a Coordenação de Comunicação da ONG Fábrica de Imagens, no telefone (85) 3495.1887/ ou no email inscricoesforumce@gmail.com Falar com Sarah Coelho (85)8861.2111

 

20.03.2014

Assessoria de Imprensa da Secult

Dalwton Moura (dalwton.moura@secult.ce.gov.br / 85 3101.6761)