Conselho seleciona projetos produtivos do São José III que passarão por análise de viabilidade

21 de Março de 2014

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realizou  seleção das manifestações de interesse de projetos produtivos que poderão ser contemplados com recursos do Projeto São José III se confirmada sua viabilidade. A seleção ocorreu durante a 20ª Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDR), colegiado que homologou essa classificação de manifestações de interesse, seguindo os critérios definidos pelo Banco Mundial e elaborada por uma comissão de análise composta por técnicos da SDA.

 

Foram classificadas 200 Manifestações de Interesse, sendo que 100 contemplarão recursos para infraestrutura produtiva com assistência técnica e outras 100 que receberão recursos para uma assessoria tecnológica, gerencial e organizacional. Os projetos produtivos contemplam as cadeias produtivas da agricultura familiar, ovinocaprinocultura, apicultura e piscicultura. Foram recebidas 569 manifestações de interesse, das quais 391 obtiveram pontuação superior a 50% dos pontos possíveis, sendo portanto classificadas para a seleção.

 

Serão investidos, neste segundo edital, R$ 30 milhões nos em projetos produtivos valorizando as cadeias da Ovinocaprinocultura, Apicultura, Piscicultura e Agricultura Familiar com inovação tecnológica, tanto através de investimentos em infraestrutura como em assessoria técnica.

 

Segundo o coordenador da Unidade de Gerenciamento de Projetos do São José III (UGP), Josias Farias Neto, as entidades representativas dos beneficiários do Projeto, logo após a não objeção deste processo por parte do Banco Mundial, passarão por mais duas etapas. “Na primeira, serão realizados estudos de pré-viabilidade e as que se apresentaram como viáveis terão Planos de Negócios contratados com recursos do Projeto São José III”, afirmou.

 

Além dos conselheiros do CEDR, que é presidido pelo Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, também participaram do encontro os técnicos da UGP, a representante do Banco Mundial, Astrid Zwager, e o representante do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Alexsandre Silva.

 

21.03.2014

Assessoria de Comunicação da SDA
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.cegov.br
Twitter: @ImprensaSDA