Baturité e Maracanaú realizam reunião do Fórum da Rede Cegonha

26 de março de 2014 - 12:45

Parto e nascimento estão no foco da segunda reunião do Fórum Regional da Rede Cegonha das Regiões de Saúde de Maracanaú e Baturité, que a Secretaria da Saúde do Estado realiza nesta quinta-feira (27), das 08 horas às 17 horas, no Centro Regional Integrado de Administração (CRIA – Baturité), na Avenida Francisco Braga Filho, 1015, bairro Conselheiro Estelita, em Baturité. As reuniões dos fóruns regionais que foram implantados nas 17 Redes Cegonhas, envolvendo as 22 regiões de Saúde do Estado, são organizadas para aprofundar as discussões em torno de componentes: pré-natal, parto e nascimento, puerpério e atenção integral à saúde da criança, e transporte sanitário e regulação.

 

Os temas previstos para o debate na reunião do fórum regional são as políticas de atenção ao parto e nascimento, vigilância de óbitos materno infantil nas regiões de Baturité e Maracanaú e estratégias para redução da mortalidade materno-infantil. De caráter permanente, o Fórum Regional da Rede Cegonha reúne gestores municipais, profissionais e técnicos da saúde, representação de mulheres e da sociedade civil organizada, com a responsabilidade da gestão das políticas de atenção à saúde da gestante e dos recém-nascidos e da criança até dois anos.

 

A Rede Cegonha é um programa lançado pelo Ministério da Saúde que tem o objetivo de atender todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida da criança.  É uma Rede de cuidados que assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério e, às crianças, o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.

 

Com os serviços integrados em 17 redes, o Plano de Ação da Rede Cegonha para as Regiões de Saúde do Ceará, aprovado em junho de 2011 pelo Ministério da Saúde, prevê 27 Centros de Parto Normal, 22 casas da gestante, bebê e puérpera, criação de 263 leitos de gestação de alto risco, 70 leitos de UTI adulto tipo II, 176 leitos de UTI neonatal tipo II, 321 leitos de UCI neonatal e 135 leitos de UCI Canguru. Também inclui a qualificação de 203 leitos de gestação de alto risco; 96 leitos de UTI adulto tipo II; 117 leitos de UTI neonatal tipo II e 156 leitos de UCI neonatal. Os serviços deverão funcionar plenamente até o fim de 2014. Em Maracanaú já funciona um Centro de Parto Normal integrado à rede regional.

 

26.03.2014

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara