Governador inaugura 20ª UPA nesta quinta-feira (27), em Iguatu

26 de março de 2014 - 19:17

Em Iguatu, no Centro Sul do Ceará, nesta quinta-feira (27), o governador Cid Gomes e o secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, farão a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) construída pelo Governo do Estado, com apoio do Governo Federal. A inauguração será às 18h30min, na Rua 25 de março, s/n, endereço da UPA 24h, que fica próxima ao Liceu. Logo após a inauguração, já começa o atendimento, com os 97.203 moradores do município passando a ter acesso durante todos os dias da semana, de domingo a domingo, e em todas as horas do dia, noite e madrugada, até nos feriados, a serviços de urgências e emergência.

O atendimento é feito por médicos especialistas em pediatras e clínica geral e por profissionais de enfermagem. Os moradores terão também acesso a exames laboratoriais e de raio x. Quando procurar a UPA 24h? Em casos de pressão arterial alta, diabetes descompensada, quedas, fraturas não expostas, convulsões. A nova unidade não é um posto de saúde nem é um hospital. O pré-natal e vacinas, por exemplo, continuam sendo feitos nos postos. Casos de fraturas expostas e AVC, por exemplo, continuam sendo tratados em hospitais.
    
Com a UPA 24h em Russas, sobe para 20 o número de unidades construídas e entregues pelo governo do Estado em diversos municípios e regiões do Ceará. Na capital, funcionam seis construídas pelo governo do Estado nos bairros Praia do Futuro, Canindezinho, Autran Nunes, Messejana, Conjunto José Walter e Conjunto Ceará. No interior, tem UPAs abertas 24 horas em Maranguape, Caucaia, Eusébio, Aracoiaba, Canindé, Crateús, Pentecoste, São Benedito, Pecém, Horizonte, Tauá e Quixadá. Há duas UPAs 24 horas em fase de acabamento para serem entregues à população em Juazeiro do Norte e em Aracati.    

As UPAs 24 horas integram a nova rede de urgência e emergência do Ceará,  formada também pelo SAMU 192, que no Ceará está estruturado em três polos de cobertura. Iguatu é uma regional do Polo III, que tem bases em Acopiara, Cariús, Catarina, Dep. Irapuan Pinheiro, Jucás, Mombaça, Quixelô e Saboeiro. Além dos serviços de urgência, o governo do Estado construiu em Iguatu uma policlínica regional, inaugurada em dezembro do ano passado, para consultas com médicos especialistas e ainda atendimento com fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais. Na policlínica regional, são realizados exames que antes não eram feitos nem na rede pública do município nem da região, como a tomografia computadorizada e o ecocardiograma.              
 
Os investimentos na Unidade de Pronto Atendimento em Iguatu somam R$ 2.887.320,45. O Governo do Estado participou com 1.487.320,45 e o Governo Federal com R$1.400.000,00 do Ministério da Saúde. A UPA é mantida com recursos do Governo do Estado, do Governo Federal e da Prefeitura Municipal.

26.03.2014

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá
selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara