Fortaleza recebe exposição “BRASIL, um país, um mundo”

31 de março de 2014 - 12:17

Com a premissa de que o futebol é a paixão do torcedor brasileiro e um fenômeno formador da brasilidade, a exposição “BRASIL, um país, um mundo” chega a Fortaleza neste mês de abril no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A mostra conta a história do País através de cinco eixos temáticos; Paixão, Diversidade & Sagrado, Tecnologia, História e Moda. Destaque para o grandioso e exclusivo acervo de peças históricas do nosso futebol, com fotos, vídeos e outros equipamentos interativos para mostrar como o futebol atua nas mais diversas áreas de conhecimento, além de relíquias que levam o visitante numa viagem pelo tempo, reunindo camisas usadas em Copas, troféus, medalhas, bolas e chuteiras.

 

Nesta terça-feira (01) a programação já começa com coletiva de imprensa, às 11 horas, concedida pelo secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa; pela secretária Extraordinária da Copa de Fortaleza, Patrícia Macêdo; pelo presidente do Dragão do Mar, Paulo Linhares; e pelos ex-jogadores Cafu, Viola e o tricampeão Ado. Os jornalistas serão conduzidos pela exposição com exclusividade pelo grupo de autoridades. O coquetel de abertura, para convidados, ocorre na noite do mesmo dia. O acervo será aberto ao público na quarta-feira (02), com entrada gratuita.

 

“Para nós é uma enorme satisfação receber a exposição e contagiar toda a cidade no clima de Copa do Mundo. O futebol transformou gerações e está enraizado na história e cultura de todo o Brasil. Precisamos aproveitar esse momento oportuno para mostrar nosso patriotismo e incentivar a prática desse esporte tão presente na vida dos cearenses”, afirma Ferruccio Feitosa.

 

A secretária Extraordinária da Copa de Fortaleza, Patrícia Macêdo, segue a mesma linha. “Falar de futebol com esse tema: “Brasil um país, um mundo” é, na verdade, falar de dois universos – um interno: um país, o que somos; e outro externo: um mundo, como o mundo nos vê. O futebol aninha esses universos, essa alegria nos representa. Por isso, a necessidade e beleza de uma exposição como essa”, frisa a secretária.

 

A mostra faz parte da Programação Oficial do Governo Federal para a Copa do Mundo FIFA 2014 percorre as 12 cidades-sedes do Mundial – já passou por Salvador, Recife, Porto Alegre e Natal. A arte, a cultura e as belezas turísticas das 12 cidades-sede ganham um espaço exclusivo em cada cidade que receberá a exposição, que também terá uma loja de artesanato com produtos e objetos de artistas locais. A renda gerada será revertida para a Associação dos Campeões Mundiais e Fundação Cafu.

 

Valorização do futebol brasileiro

 

O conteúdo das exposições alimentará o canal educativo do site www.brasilumpaisummundo.com.br, que disponibilizará material para professores de instituições públicas, com intuito de orientá-los como agentes multiplicadores, replicando um legado de conhecimento – e reconhecimento – da cultura do futebol aos jovens estudantes brasileiros.

 

Outro objetivo do projeto é valorizar a memória dos campeões mundiais do país. Por isso, semanalmente em cada exposição, um campeão mundial estará no local e lembrará junto com o público das glórias da seleção.

 

Serviço:

 

Exposição “BRASIL, um país, um mundo”

 

Coletiva para a imprensa

Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema)

Data: 01/04/2014

Hora: 11 horas

Confirmar presença com: Caio Martins (caio@rlcpress.com.br) – (11) 98843.1397; e Leila Reis (leila@rlcpress.com.br) – (11) 99170.4876

 

Abertura da exposição

Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema)

Data: 2/4 a 29/4/2014

Hora: de terça a sexta, das 9h às 18h30; sábados, domingos e feriados das 14h às 20h30

Entrada: grátis

 

*Imagens anexas: http://fotospublicas.com/exposicao-brasil-um-pais-um-mundo/

 

31.03.2014

Coordenadoria de Comunicação da Secopa

(imprensa@secopa.ce.gov.br / + 55 85 3264.5359)