Fortaleza registra a maior chuva do ano com 169mm

31 de março de 2014 - 17:03

Pela primeira vez em 2014, a Zona de Convergência Intertropical atuou de forma regular em todo o Ceará. O resultado foi o registro de precipitações em 161 dos 184 municípios do Estado, entre o domingo, 30 de março, e a segunda-feira, 31. De acordo com os números da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, a cidade com chuva mais intensa foi Fortaleza, com169mm, sendo a maior precipitação do ano na Capital. Também choveu forte em Caririaçu (111mm), Milhã (110mm) e Pedra Branca (110mm).

 

Segundo a meteorologista Meiry Sakamoto, a previsão é de que a Zona de Convergência permaneça atuando favorável até a quarta-feira, 2 de abril, e após isso as chuvas devem perder intensidade. “Chuvas mais intensas em algumas regiões e noutras não, assim como três ou quatro dias chuvosos seguidos de períodos sem chuva são características nossas. Isso é a irregularidade das precipitações, que se acentua em anos em que as chuvas estão abaixo da média histórica”.

 

Prognóstico

 

Ela representou a Funceme na reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca, realizada na manhã desta segunda-feira, no Quartel do Corpo de Bombeiros, em Fortaleza. Na ocasião, Sakamoto apresentou a previsão climática para os próximos três meses. “Este é o terceiro prognóstico que emitimos em 2014, e agora apontamos para um período diferente: abril, maio e junho. Há uma maior probabilidade de termos um acumulado de chuvas abaixo da média histórica em uma área da Região Central até o Sul do Estado. Na parte Norte, que inclui a faixa litorânea e a Região da Ibiapaba, a tendência é de maior chance de chover em torno da média”, explicou.

 

A meteorologista informou ainda que, em números parciais, o Ceará está com déficit de chuvas em 2014. “Em janeiro, choveu 52% abaixo da média no Estado e em fevereiro, as precipitações foram 26% inferiores à média do mês. Março ainda não terminou e estamos computando os dados dos últimos dias, mas, até o dia 26, as chuvas estavam 40% abaixo da média. O evento de chuva intensa registrada hoje vai melhorar esse número, mas, certamente, o mês ficará negativo”.

 

31.03.2014

Assessoria de Comunicação da Funceme

Guto Castro Neto (85 3101.1099)