Hospitais recebem treinamento para a Copa

31 de Março de 2014

Fortaleza é uma das seis cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 a receber a capacitação de hospitais da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em planos hospitalares, com profissionais especialistas do programa de cooperação internacional Host City Programm (HCP). O treinamento vai preparar de 31 de março a 4 de abril 80 profissionais de 20 hospitais públicos e particulares, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e das Secretarias da Saúde do Estado e de Fortaleza. O curso é realizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral da Força Nacional do SUS, em parceria com o Governo Alemão, através da agência de cooperação GIZ, do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e a Engagement Global. A abertura da capacitação acontece nesta terça-feira (1), às 9 horas, no Marina Park Hotel, Avenida Presidente Castelo Branco, 400 Praia de Iracema.

 

O Host City Programm (HCP) é financiado pelo BMZ através da Engagement Global/SKEW e a GIZ é responsável pela execução do programa no Brasil, em cooperação com o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio-Libanês. A proposta do Ministério da Saúde é subsidiar estratégias e ferramentas de gestão para fortalecer os Hospitais Referenciados de Alta Complexidade na organização dos Planos Hospitalares integrando assim o componente móvel e fixo da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo de promover intercâmbio de experiências entre os municípios que sediaram a Copa da Alemanha em 2006 e as cidades-sede brasileiras, tendo em vista a necessidade de um produto teórico prático na construção dos Planos Hospitalares para Acidentes com Múltiplas Vítimas.

 

O curso envolve um módulo teórico, com conteúdos necessários para a preparação hospitalar e construção de planos hospitalares, e um módulo simulado, com simulado de mesa e simulado em hospital indicado pelos gestores da cidade-sede. Em Fortaleza, a parte prática do treinamento será realizada no Instituto Dr. José Frota (IJF).

 

Instituições participantes:

 

– HOSPITAL ABERLADO GADELHA – CAUCAIA/ CE
– GONZAGA MOTA JOSÉ WALTER
– HOSPITAL GERAL DR. CÉSAR CALS
– HOSPITAL DR. CARLOS ALBERTO STUDART – HOSPITAL DO CORAÇÃO
– INSTITUTO DR. JOSÉ FROTA
– HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA
– HOSPITAL INFANTIL ALBERT SABIN
– HOSPITAL DISTRITAL EDMILSON BARROS DE OLIVEIRA – FROTINHA DE MESSEJANA
– HOSPITAL DISTRITAL MARIA JOSE BARROSO DE OLIVEIRA-FROTINHA DE PARANGABA
– HOSPITAL DISTRITAL EVANDRO AYRES DE MOURA- FROTINHA DE ANTÔNIO BEZERRA
– HOSPITAL DISTRITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
– HOSPITAL SÃO JOSÉ DE DOENÇAS INFECCIOSAS
– HOSPITAL DE MARACANAÚ
– SAMU – CEARÁ
– SAMU – FORTALEZA
– NÚCLEO DE ATENÇÃO A URGÊNCIA E MERGÊNCIA – NUAEM
– SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE -SMS

 

31.03.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara