Hospital de Messejana é escolhido como único Centro de Tutoria em Transplantes

2 de Abril de 2014

A experiência de mais de 16 anos de sucesso da equipe de transplante cardíaco do Hospital de Messejana será compartilhada em breve com profissionais de outros centros do país, que se preparam para iniciar o transplante de órgãos em suas instituições. Em 2012, o Ministério da Saúde lançou edital (Portaria 2.172) para selecionar Instituições transplantadoras do país para serem Centros de Tutoria em Transplante e Doação de Órgãos. O Hospital de Messejana participou e foi escolhido, sendo o único que vai capacitar equipes de cinco hospitais brasileiros. “Preenchemos todos os requisitos solicitados, já que o HM realiza dois tipos de transplantes sólidos, o cardíaco e o pulmonar, e o de tecido, transplantando válvulas cardíacas. Nossos 16 anos de história, a atuação da Comissão Intra Hospitalar de Órgãos e Tecidos (CIHDOT) e a experiência de sucesso com a Assistência Circulatória Mecânica, também somaram para a escolha”, revelou Juan Mejia, coordenador do Projeto de Tutoria do Hospital de Messejana.

 

Segundo o coordenador do Serviço de Transplante Cardíaco do HM, João David de Sousa Neto, a escolha do Hospital de Messejana como Centro de Tutoria em Transplante traz ainda mais reconhecimento para um trabalho de excelência que vem sendo realizado. “Essa conquista reforça a consolidação de um serviço de transplante que é reconhecido em todo o país como referência e que vai possibilitar a transmissão dos conhecimentos para as outras instituições”, ressaltou. “Um projeto deste porte fará a diferença perante a comunidade da área da cardiologia Internacional e projetará ainda mais o nome do Ceará na área de transplantes”, acrescentou Juan Mejia.

 

O projeto começa em agosto e terá duração de dois anos. O Ministério da Saúde está financiando 90 por cento do projeto e o Governo do Estado do Ceará os 10 por cento restantes que somam R$ 4.234.960,00. O Hospital de Messejana capacitará os seguintes hospitais: Ana Nery (Salvador/BA), Hospital Porto Dias (Belém/PA), Hospital Universitário Pedro Ernesto (Rio de Janeiro/RJ), Hospital Universitário de São Luís (São Luís/MA) e Hospital Meridional (Espírito Santo).

 

 02.04.2014

 

Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana
Stella Magalhães –  Mtb CE01714JP
Contato: (85) 3101-4092