Começa em abril mutirão de artroscopia no Hospital do Cariri

4 de Abril de 2014

O Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, iniciará na segunda semana de abril um regime especial de mutirão para zerar a fila de espera por cirurgias ortopédicas por meio de artroscopia, procedimento minimamente invasivo que examina e realiza o tratamento dos danos de uma articulação. O objetivo é triplicar o número de procedimentos realizados atualmente, de dez artroscopias por mês, e aumentar em quatro vezes o número de exames. Os pacientes que estão aguardando passarão por avaliações e exames para indicação e marcação da data da cirurgia. As equipes cirúrgicas são formadas de acordo com as especificidades dos procedimentos.

 

Unidade de referência de trauma na região, o HRC é o primeiro hospital público do interior do Estado a realizar artroscopia. O procedimento é realizado desde o ano passado, depois da aquisição do sistema de artroscopia. O investimento do Governo do Estado na aquisição e instalação do equipamento foi de cerca de R$ 500 mil. De julho de 2013 a 20 de março deste ano, o HRC realizou 1.737 consultas ambulatoriais de ortopedia e 1.134 procedimentos cirúrgicos ortopédicos, incluindo artroscopias. O hospital dispõe de ortopedista 24 horas.

 

Inaugurado em abril de 2011, o HRC foi o primeiro hospital público da rede estadual construído no interior do Ceará. Além de cirurgia geral e traumato-ortopédica, entre as especialidades médicas do hospital estão cirurgia vascular, neurologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia, mastologia, cirurgia plástica. O HRC tem 294 leitos em seus 27.126,47 metros quadrados, sendo 174 leitos nas enfermarias, 49 leitos na emergência, 28 no hospital-dia, 20 leitos na unidade de terapia intensiva adulto, 15 leitos na unidade de cuidados semi-intensivos, distribuídos em seis pavimentos.

 

O HRC, como unidade regional, dá cobertura à população 1,5 milhão de habitantes dos 44 municípios da macrorregião do Cariri, que contempla as regiões de saúde de Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo, Iguatu e Icó.

 

04.04.2014

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara