Dia Mundial da Atividade Física tem programação no Cocó neste domingo (06)

4 de abril de 2014 - 13:18

“Quem busca qualidade de vida não pode ficar parado”. Essa é a convocação que as cidades sedes da Copa do Mundo 2014 fazem à população para as atividades do Dia Mundial da Atividade Física. Com a mensagem da promoção da saúde, serão realizados eventos simultâneos com atividades educativas, recreativas, esportivas e de lazer para todas as faixas etárias. A ação acontece neste domingo (06), das 07 horas às 12 horas, com distribuição de frutas para reforçar a importância da alimentação saudável na qualidade de vida. Em Fortaleza, as atividades programadas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, com apoio do Ministério da Saúde e do Serviço Social do Comércio (Sesc), acontecem no anfiteatro do Parque do Cocó – Avenida Padre Antônio Tomás. As cores verde e amarelo se destacam na identificação e decoração dos estandes.

 

Orientação nutricional, levantamento de Índice de Massa Corpórea (IMC), prevenção à dengue, ao tabagismo e ao uso abusivo de drogas, práticas de higiene das mãos, atividade física de baixo impacto para idosos, alongamento, capoeira e tai-chi-chuan estão entre as atividades educativas e esportivas programadas. Na parte cultural haverá apresentação de banda de pífanos, show de humor, apresentação do Coral dos Idosos e da peça teatral “O Auto da Camisinha”.

 

Entre as 12 cidades sedes da Copa do Mundo, Fortaleza tem o nono percentual de adultos que praticam o nível recomendado de atividade física no tempo livre. Aqui, 32,7% da população de  maiores de 18 anos praticam atividades físicas, conforme o Vigital 2012 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde.

 

No Brasil, incluindo todas as capitais, o percentual é de 33,5%. Segundo o mesmo levantamento, Fortaleza tem o quarto percentual de adultos fisicamente inativos entre as 12 cidades que receberão jogos da Copa. São 16,5% de moradores que não praticam qualquer atividade física no lazer ou nos deslocamentos. No Brasil, esse percentual é de 14,9%.

 

04.04.2014

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara