Limoeiro do Norte: Policlínica garante mais saúde para 11 municípios do Vale do Jaguaribe

4 de abril de 2014 - 02:13

A população de mais uma região do Ceará passa a ter acesso a médicos especialistas e a exames complexos perto de casa, sem necessidade de deslocamento para a capital. Em Limoeiro do Norte, o governador Cid Gomes e o secretário da saúde, Ciro Gomes, inauguraram nesta quinta-feira (03), a policlínica regional, que vai atender todos os municípios da 10º Região de Saúde, no total de 226.832 moradores: Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaribara, Jaguaribe,  Limoeiro do Norte, Pereiro, Potiretama, Quixeré, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

 

Durante a inauguração, o Governador ressaltou os investimentos feitos na área e assegurou a destinação de recursos para a construção de um novo hospital regional para atender a população do Vale do Jaguaribe. Atualmente, o Governo do Estado tem dois hospitais regionais em funcionamento: Hospital Regional do Cariri (em Juazeiro do Norte) e Hospital Regional Norte (em Sobral). Até outubro, será inaugurado o Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim. Cid Gomes também enfatizou que o Interior do Estado terá mais 5  UPAs até o fim de 2014.

 

Limoeiro1O prefeito de Limoeiro do Norte, Paulo Duarte, agradeceu a parceria com o Governo do Estado e destacou o empenho de Cid Gomes em dotar de qualidade os equipamentos em saúde para o Interior do Estado. Participaram também da solenidade o vice-governador Domingos Filho; o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque; os deputados estaduais Mauro Filho, Mairton Lucena e Antonio Granja; os deputados federais Ariosto Holanda e Paulo Henrique Lustosa; o secretário do Turismo, Bismarck Maia; o superintendente do DAE, Quintino Vieira; o ex-ministro Leônidas Cristino e diversos prefeitos da região.

 

ONDE FICAM AS POLICLÍNICAS REGIONAIS

 

Com essa inauguração, aumenta para 19 o número de policlínicas regionais entregues pelo governador em diversas regiões do Estado, com mais três em construção – ver mapa abaixo. Já tem policlínicas regionais funcionando em Baturité, Tauá, Camocim, Acaraú, Brejo Santo, Aracati, Itapipoca, Russas, Crateús, Quixadá, Caucaia, Sobral, Campos Sales, Pacajus, Barbalha, Tianguá, Icó e Iguatu. Nelas, os moradores, além de serem consultados por médicos especialistas em cardiologia, traumato-ortopedia, urologia, mastologia, ginecologia, clínica geral, cirurgia geral, oftalmologia, otorrinolaringologia e gastroenterologia. Nas policlínicas tipo 2, como a que será inaugurada em Limoeiro do Norte, tem especialistas em mais três áreas: neurologia, endocrinologia e angiologia.

 

Limoeiro2Entre os exames ofertados, além de mamografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, audiometria, teste ergométrico, ultrassonografias, exames oftalmológicos que são realizados nas policlínicas tipo 1, em Limoeiro do Norte e outras nove policlínicas tipo 2 a população tem ainda acesso à tomografia computadoriza. Com o tomógrafo o governo do Estado reduz o tempo de espera dos pacientes pelo exame, que contribui com a  definição e qualidade do diagnóstico para tratamento das doenças. Antes da construção das policlínicas, a tomografia, na rede pública, era feita apenas nos hospitais da capital.

 

Rede de assistência

 

Limoeiro4Na policlínica regional em Limoeiro do Norte foram investidos em obras e equipamentos R$12.714.627,43, recursos exclusivamente do Governo do Estado. A nova unidade fica na Rua Napoleão Nunes Maia, s/n, bairro João Simões, vizinha ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO regional), também construído pelo governo Cid Gomes. No CEO regional, a população dos 11 municípios da 10ª Região de Saúde tem acesso desde 2012, quando foi inaugurado, a serviços de ortodontia, periodontia, instalação de próteses. É realizado até diagnóstico do câncer de boca. Até o último dia 31 de março foram realizados 15.876 atendimentos no CEO regional em Limoeiro.

 

Homenagem

 

Na fachada da policlínica regional em Limoeiro do Norte está o nome da tabelião aposentada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Judite Chaves Saraiva. Ela foi presidente do Hospital e Maternidade São Raimundo de Limoeiro do Norte. Na política, foi presidente da Liga Eleitoral Católica e secretária do Partido Social Democrático e da Aliança Renovadora Nacional.

 

Limoeiro3

 

04.04.2014

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)