150 agentes penitenciários tomam posse nesta terça-feira (08)

7 de abril de 2014 - 15:06

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), fará cerimônia de posse para os novos agentes penitenciários do Estado do Ceará nesta terça-feira (08), às 9 horas, no auditório Deputado João Frederico da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará (prédio anexo). Os 150 gentes penitenciários tomarão posse e serão recepcionados pela secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Mariana Lobo, que representará o governador Cid Gomes. As atividades dos novos servidores públicos estaduais já começam no dia seguinte a posse, dia 09 de abril de 2014, nas unidades prisionais do Ceará.

 

Com a chegada dos novos agentes penitenciários, o Estado passa a contar com 1.560 agentes na ativa, dos quais 1.394 foram empossados na gestão do governador Cid Ferreira Gomes. Além disso, a categoria conquistou aumentos sucessivos que chegam a mais de 40% nos vencimentos  e uma série de melhorias significativas no desempenho de suas atividades como porte de armas, a criação de grupos especiais e a aquisição de novos equipamentos e tecnologias que tem vistas a aumentar a efetividade do serviço de custódia dos apenados cearenses.

 

Dos 150 candidatos nomeados dia 14 de março de 2014 pelo Diário Oficial do Estado, até o momento, 132 se apresentou à Sejus com as devidas documentações. Os 17 remanescentes têm o prazo oficial até o dia 14 de abril para se apresentar, caso contrário, mais candidatos do cadastro de reserva serão nomeados. A Sejus informa que há vagas reservadas neste número para aprovados subjudice.

 

Dia 07, um dia antes da nomeação os agentes penitenciários terão uma palestra no auditório da Secretaria da Justiça, onde receberá o fardamento e as primeiras instruções para o serviço, como dados do sistema e lotação em devidos postos, sendo recepcionados pela Dra. Socorro Matias, coordenadora do sistema penal cearense.  

 

Informações aos candidatos:

 

1)      DIA 07 DE ABRIL – APRESENTAÇÃO: Os novos agentes penitenciários do Estado do Ceará devem  comparecer impreterivelmente no dia 07 de abril de 2014 às 13h ao Auditório da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), localizada à rua Tenente Benévolo, nº 1055 – Meireles, Fortaleza, Ceará, a fim de tratar da entrega dos uniformes e para participar de encontro com a Coordenadora do Sistema Penitenciário, Maria do Socorro de Oliveira Matias;

 

2)      DIA 08 – SOLENIDADE DE POSSE: Os agentes devem comparecer impreterivelmente no dia 08 de abril de 2014, às 08 horas, devidamente fardados, a fim de participar de SOLENIDADE DE POSSE.

 

3)      Apenas 02 (dois) acompanhantes por pessoa (agente nomeado) serão permitidos na casa, com intuito de que todos sejam acomodados no espaço físico sem desconforto.

 

4)      Para fins de esclarecimento, registre-se, oportunamente, que os candidatos nomeados que comparecerem a Solenidade de Posse devem entrar em exercício funcional no dia subseqüente ao evento de Solenidade de Posse. Isso implica a inclusão imediata na folha de pagamento, a partir do dia 09, primeiro dia de trabalho aos novos agentes.

 

5)      JURAMENTO  DO AGENTE PENITENCIÁRIO A SER LIDO NO ATO DE POSSE: “Prometo pela minha fé e, perante toda a sociedade, honrar o cargo a mim conferido, cumprindo com zelo e probidade todas as atividades inerentes a minha função. Não medirei esforços para exercer com dignidade e ética o cargo de Agente Penitenciário do Estado do Ceará. Conduzirei meu trabalho com moral e honestidade, primando pela eficiência, eficácia e efetividade, durante toda a minha permanência no serviço público, pautando-me sempre pelas Leis e pelo respeito aos Direitos Humanos. Assim, eu prometo”.

 

07.04.2014

Assessoria de Comunicação da Sejus

Bianca Felipssen (ascom.sejus@gmail.com / 85 3101.2862)

Twitter:@sejus_ce

Facebook: sejusceara