460 veículos vistoriados em blitze de combate à fumaça negra em Fortaleza

7 de Abril de 2014

Nos dias 2, 3 e 4 de abril, as blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) vistoriaram 460 veículos em Fortaleza, com o intuito de minimizar a poluição gerada pelos automóveis movidos a diesel. Desse total, 11 foram multados com índices de fumaça preta superior ao permitido pela legislação vigente.

 

As fiscalizações ocorreram nas avenidas Paranjana (Serrinha), Coronel Matos Dourado (João Arruda) e Juscelino Kubitscheck (Jardim Castelão). Os agentes da Gerência de Análise e Monitoramento da Semace (Geamo), que realizaram a operação, contaram com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC).

 

Durante as blitze, os técnicos da Geamo fazem testes visualmente utilizando a escala de Ringelmann Reduzido. Eles comparam a cor da fumaça expelida pelo carro com a coloração contida em um dos níveis da escala. Os níveis da ferramenta variam: 20 e 40%, referentes às cores mais claras, o automóvel está dentro dos padrões. Já quando apresenta 60, 80 e 100% de escuridão na fumaça, o carro recebe um auto de infração com uma multa.

 

As multas aplicadas pelo Programa variam de R$ 1.401,67 à 5.606,71, podendo ser reduzidas em 50%. Para isso, o infrator terá que apresentar o carro irregular à Semace, no prazo de 15 dias a contar do dia de sua autuação, para passar por nova vistoria. Nesse novo teste, o veículo estando dentro dos padrões, o responsável recebe o benefício.

 

Conscientização

 

Durante as blitze do fumaça negra, a equipe da Geamo também realiza o trabalho de conscientização com os motoristas abordados. Na oportunidade, eles orientam sobre os cuidados com o meio ambiente e oferecem dicas de manutenção adequada para os veículos.

 

07.04.2014

 

Assessoria de Comunicação da Semace
Ana Luzia Brito (comunicacao@semace.ce.gov.br/ 85-3101.5554)
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov