Encontro estadual e congresso internacional debatem humanização nos serviços de saúde

7 de abril de 2014 - 19:24

A Secretaria da Saúde do Estado realiza nesta terça-feira (08), o I Encontro de Humanização e Redes Sociais de Apoio aos Usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), das 8 às 17 horas, no hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2380, Meireles, com o objetivo de fomentar a troca de experiências e o diálogo entre os serviços de saúde e as redes sociais de apoio. A programação faz parte da Semana Nacional de Humanização, que o Ministério da Saúde promove entre 7 e 11 de abril, em continuidade às celebrações de 10 anos da Política Nacional de Humanização (PNH), iniciadas em 2003. Ainda como parte da programação da semana, a Sesa participará do 11º Congresso Internacional da Rede Unida, que acontece de 10 a 13 de abril, no Centro de Eventos do Ceará.

 

No stand da Sesa, as unidades da rede pública de saúde farão apresentação de experiências de humanização dos serviços. Já estão programadas apresentações do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), Instituto de Prevenção do Câncer (IPC) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO Centro). Com o tema central: “Girar Vida, Políticas e Existências: a delicadeza da Educação e do Trabalho no cotidiano do SUS”, o evento visa contribuir propositivamente com os processos de mudança na formação e desenvolvimento de profissionais da área da saúde, bem como na transformação do modelo de atenção à saúde e na busca da consolidação do Sistema Único de Saúde em seus princípios e diretrizes.

 

O congresso da Rede Unida – associação brasileira que reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na mudança da formação dos profissionais de saúde e na consolidação de um sistema de saúde – terá a participação de docentes e estudantes das profissões da saúde e relacionadas, trabalhadores dos serviços de saúde, residentes e representantes de organizações comunitárias, controle social e movimentos sociais para o debate em torno da saúde, da educação, da gestão e do trabalho em saúde, da participação cidadã, na perspectiva do fortalecimento do SUS. A programação prevê a realização de 100 távolas, 219 rodas de conversa, 38 oficinas, 4 fóruns, 60 convidados estrangeiros e apresentações de quase 3 mil trabalhos.

 

HumanizaSUS

 

No Ceará, a Política Estadual de Humanização na Atenção e da Gestão em Saúde no SUS, coordenada pela Coordenadoria de Gestão do Trabalho e da Educação Permanente na Saúde (CGTES), foi instituída em 2013 e é baseada na Política Nacional de Humanização (PNH), lançada em 2003. A PNH busca colocar em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. Estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde no trabalho e dos usuários no cuidado de si.

 

07.04.2014

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara