Publicação Intercaju Gourmet será lançada nesta segunda-feira (07)

7 de abril de 2014 - 11:49

Nesta segunda-feira (07), o Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), lança a publicação Intercaju Gourmet. O livro é composto de receitas exclusivas que utilizam o caju como principal ingrediente e que colocam o fruto no circuito da alta gastronomia regional. O lançamento acontece no restaurante O Banquete (Rua Vicente Leite, 2451 – Dionísio Torres), às 19 horas.

 

A publicação é resultado do 1º “Encontro Gastronômico Intercaju”, evento promovido pelo projeto Intercaju em outubro de 2013 e que reuniu os principais chefs do Estado na preparação de receitas com o fruto. Os renomados profissionais da cozinha demonstraram, através dos pratos, toda a versatilidade do caju, que pode ser utilizado em sua totalidade – pedúnculo (polpa) e castanha. As receitas estão no livro e comprovam isto, em pratos simples e refinados, doces e salgados. O Intercaju Gourmet também dá dicas de harmonização dos pratos com vinhos brasileiros.

 

O livro será distribuído gratuitamente em todo o País, nas principais redes de supermercados, faculdades e cursos de Gastronomia e em eventos nacionais e internacionais que envolvam a cadeia produtiva do caju. “A ideia é movimentar a cajucultura cearense, beneficiando diretamente os produtores, no sentido de promover a inclusão social e produtiva das organizações coletivas”, explica Francisco Carvalho, coordenador de Ciência e Tecnologia da Secitece.

 

No lançamento haverá degustação de receitas que constam na publicação. Foram convidadas autoridades e pessoas ligadas à área, como representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel-CE, Sebrae, Cascaju, Ematerce, SindiCaju, Conab, Embrapa, bem como de instituições de ensino de Gastronomia e de outras organizações relacionadas à cadeia do caju. “Objetivamos com o livro a consolidação de uma identidade cultural gastronômica, ao inserir um fruto regional não como coadjuvante, mas como insumo principal dentro das receitas. O incentivo ao consumo e a valorização da produção do caju é uma meta que esperamos alcançar com a publicação”, afirma o secretário da Secitece, René Barreira.

 

Chefs e sommelier participantes

 

Participaram do 1º Encontro Gastronômico Intercaju e estão no livro Intercaju Gourmet os seguintes chefs: Karliano Pereira (Rosmarino Pães Artesanais), Luciano Ferreira (Restaurante Atlântico | Hotel Oásis), Neiva Terceiro (Neiva Pães Artesanais), Liliane Pereira (Restaurante O Banquete), Leo Gondim (professor de Gastronomia/UFC), Marie Anne Bauer (Restaurante Le Marché), Vládia Gomes (professora de Gastronomia/Fanor), Faustino Paiva (Restaurante Cantinho do Faustino), Edilson Araújo (Restaurante Mucuripe | Hotel Gran Marquise) e Cicero Disny (Restaurante Brasil Tropical). Houve ainda a participação do sommelier italiano Marco Ferrari, que fez a harmonização dos pratos com vinhos brasileiros, seguindo a tendência de valorização dos produtos nacionais.

 

Sobre o projeto Intercaju

 

O objetivo do Intercaju é promover a cajucultura no Ceará. É um projeto do Governo do Estado/Secitece, Finep, CNPq e Sebrae, em parceria com o Nutec, Centec e Embrapa. A iniciativa atende aos produtores de caju dos territórios dos Vales do Curu e Aracatiaçu e Maciço de Baturité, promovendo a inclusão social e produtiva das organizações coletivas.

 

Atualmente, o Intercaju está presente nos municípios de Amontada, Tururu, Trairi, Itarema, Itapipoca e Barreira. Os produtores destas cidades têm cajucultura como uma das principais atividades econômicas, sejam reunidos em micro e pequenas empresas ou através da agricultura familiar. Através do projeto, as comunidades já alcançaram a organização da produção e estão inovando nos processos e produtos, além de estarem modernizando a produção.

 

Já estão com os produtores minifábricas para o beneficiamento da castanha de caju e motosserras para a correta substituição da copa do cajueiro. Além disso, as comunidades participam de cursos para melhorar sua organização e para a inserção, dentro da cadeira produtiva, de tecnologias que garantam aumento na produtividade. Além do desenvolvimento da cajucultura, o projeto está transformando as condições de trabalho e melhorando a vida dos produtores cearenses.

 

Serviço:

Lançamento do livro Intercaju Gourmet
Data: 7 de abril de 2014 (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Restaurante O Banquete (Rua Vicente Leite, 2451 – Dionísio Torres | Fortaleza-CE)
Informações e confirmações de presença: 85 3101-6466 | 6469

 

07.04.2014

Assessoria de Comunicação da Secitece

Cynthia Pinheiro Cardoso (85 3101.6466 – 6469)