Hemoce comemora um ano de funcionamento do serviço de imunização

8 de Abril de 2014

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Secretaria de Saúde do Estado, comemora um ano de funcionamento do serviço de imunização contra hepatite B, oferecido no hemocentro coordenador aos doadores voluntários de sangue. Em alusão a data, nesta quarta-feira (09), às 9h30min, no auditório do hemocentro coordenador, acontece uma palestra mostrando os resultados de um ano de serviço e a importância do serviço para os cidadãos, seguido de um coffe-break oferecido a todos que participarem do evento.

 

No dia 9 de abril de 2013 começava a ser oferecido esse novo serviço à população, que tem o objetivo de reduzir e prevenir a circulação viral dos casos da Hepatite B e qualificar ainda mais a qualidade do sangue que é distribuído no estado do Ceará. Desde a sua inauguração, o Hemoce já vacinou mais de 8.000 doadores. De acordo com Carolina Lira, coordenadora da sala de imunização, o serviço é essencial, “Vimos ao longo desse ano o quanto é importante, agora, queremos estender o serviço para a hemorrede, assim, todos os cidadãos cearenses serão beneficiados”.

 

A IMUNIZAÇÃO

 

Os doadores, ao chegarem no Hemoce, recebem panfletos sobre a Hepatite B e uma curta palestra, enquanto aguardam os processos da doação de sangue, falando sobre a importância da imunização contra a doença. Por ser silenciosa, ou seja, os sintomas não se manifestam, 90% da população brasileira não sabe que está infectada e acaba sendo fatal.

 

A vacinação é injetável e dividida em três doses com intervalos de 30 dias, entre a primeira dose e a segunda, e de 180 dias, entre a primeira e a terceira.

 

O QUE É A HEPATITE?

 

A Hepatite B é uma inflamação do fígado causada pela infecção do vírus HBV. O vírus pode ser transmitido através do contato com o sangue, no sêmen, fluidos vaginais e outros fluidos corporais de uma pessoa que esteja infectada pela doença. A transmissão, por sua vez, pode correr de várias formas: da mãe para o bebê, durante e após o parto, através de pequenos ferimentos na pele, compartilhamento de seringas, relações sexuais sem proteção adequada, dentre outras.

 

SERVIÇO DE IMUNIZAÇÃO DO HEMOCE

 

Os doadores que desejam ser imunizados podem ir até o Hemocentro Coordenador (Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo), de segunda a sexta, das 7h30min às 18h30min e aos sábados, das 8h às 16h. Após realizar a doação, os doadores podem ser imunizados.

 

08.04.2014

Assessoria de Imprensa do Hemoce

Luiza Dantas (luiza.dantas@hemoce.ce.gov.br / 85 3101.2308)