AESP inicia terceiro ciclo de cursos de capacitação para a Copa do Mundo 2014

22 de abril de 2014 - 12:22

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) inicia nesta terça-feira (22) o terceiro ciclo de cursos de capacitação para os profissionais de segurança pública que devem atuar durante a Copa do Mundo FIFA 2014. Os Cursos são realizados mediante convênio celebrado entre a Secretaria Extraordinária de Segurança Para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE/MJ) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE).

 

O ciclo deste mês contempla novas turmas dos Cursos de Noções de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, Negociador Policial em Ocorrência de Crises, Uso Diferenciado da Força, Segurança e Apoio ao Turista e Segurança de Dignitários para Operadores. Os destaques do ciclo são: o Curso Enfrentamento ao Turismo Sexual e à Exploração de Crianças e Adolescentes nas Cidades-Sede da Copa do Mundo FIFA 2014 e a novidade do mês de abril, a primeira turma do Curso de Análise Criminal Aplicada a Grandes Eventos.

 

Curso Enfrentamento ao Turismo Sexual e à Exploração de Crianças e Adolescentes nas Cidades-Sede da Copa do Mundo FIFA 2014

 

O crescimento do turismo no Brasil trouxe, em contrapartida, em razão da grande demanda dos visitantes, a problemática da emergência de pequenos grupos que buscam a obtenção de lucro sobre atividades ilícitas ligadas ao turismo: tráfico de drogas, crimes de natureza patrimonial e crimes sexuais relacionados à exploração sexual, além do tráfico de pessoas.

 

Diante da participação do Brasil como país sede da Copa das Confederações e do Mundial de 2014, se faz necessário, portanto, o preparo dos profissionais da segurança pública para o enfrentamento das mais diversas situações relacionadas à problemática do turismo sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes.

 

Por isso, o Curso visa preparar os agentes a identificarem os casos concretos desse tipo de ação e a implementarem a prevenção e a repressão, de forma padronizada, com base nas análises e exemplos mostrados em aulas teóricas, palestras e estudos de casos.

 

Curso de Análise Criminal Aplicada a Grandes Eventos

 

O curso tem o objetivo de proporcionar aos participantes o desenvolvimento das atividades de análise criminal nos níveis estratégico, tático e administrativo para formação de processos para o provimento de informações relacionadas a padrões de crime, a distribuição de recursos para a prevenção e repressão de atividades criminais nas áreas de grandes eventos.

 

Balanço

 

Ao todo, mais 191 profissionais devem ser contemplados. A AESP já capacitou, em ciclos anteriores 492, e até o mês de maio deve beneficiar 900 agentes de segurança, entre policiais civis e militares, bombeiros militares e peritos, ao todo, distribuídos em 13 cursos.

 

Serviço:

 

Solenidade de Abertura do terceiro ciclo de cursos de capacitação para a Copa do Mundo 2014

Data: 22 de abril de 2014
Horário: 10h30min
Local: Miniauditório da AESP|CE, localizada na Av. Presidente Costa e Silva, 1251, Bairro Mondubim – Fortaleza/CE.

 

22.04.2014

Assessoria de Comunicação da AESP/CE

Nádia Juvêncio (85 3484.1909 – 8879.7538 – 9695.7834)

Facebook: /aespce

Twitter: @aespce