Três usinas eólicas serão fiscalizadas pela Arce ainda neste mês de abril

22 de abril de 2014 - 15:08

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) fiscaliza, no período de 23 a 25 de abril, as usinas eólicas Prainha e Taíba. Já nos dias 28 e 29, será fiscalizada as a usina Foz do Rio Choró. Estarão à frente dos trabalhos os analistas de regulação Deleon Parente e Dickson de Araújo que verificarão as condições de conservação, operação e segurança das geradoras de energia elétrica. As referidas usinas são de propriedade das empresas CPFL Energias Renováveis S.A (Foz Rio Choró) e Wobben Wind Power Industria e Comércio Ltda. (Prainha e Taíba), que estão em operação comercial desde o ano de 2010.

 

Segundo Deleon Parente, que coordenará os trabalhos, todas as atividades acontecerão em horário comercial. Na ação serão verificados, ainda, a licença ambiental de operação e laudo do corpo de bombeiros; diagrama unifilar e ficha técnica atuais; histórico da geração de energia elétrica; sistemas de proteção contra incêndio; limpeza, organização e sinalização de segurança, além do nível de conservação das estruturas e dos equipamentos da subestação.

 

Outros pontos importantes que também passarão pelo crivo dos analistas são os manuais de operação e de manutenção; geração de energia elétrica instantânea; quantitativo e formação da equipe de profissionais; existência de registro de ocorrência e boletim diário de operação; conservação, limpeza, sistema de medição, segurança (aterramento, cerca de proteção e sinalização) e as características técnicas da linha de transmissão de interesse restrito.

 

Ainda de acordo com o analista Deleon Parente, a Arce espera, por meio dessa ação, confirmar se a geração de energia elétrica destas usinas estão de acordo com os padrões e quantidades estabelecidos em normas e contratos. Ele adianta que o objetivo é “garantir, dentro do escopo de atuação da agência, o suprimento de energia elétrica adequado, principalmente em um momento conjuntural delicado, quando os principais reservatórios das usinas hidroelétricas, base de geração brasileira, estão com níveis aquém do desejado”.

 

22.04.2014

 

Assessoria de Imprensa – ARCE
Angélica Martins
Estagiário: Rodrigo Duarte
Email: angelica.martins@arce.ce.gov.br
Fone: (85)3101-1020
Fax: (85)3101-1030