Centro de Referência em Direitos Humanos alcança a marca de 1000 atendimentos

23 de abril de 2014 - 17:02

Resultado de um convênio entre Governo Estadual e Governo Federal, o Centro de Referência em Direitos Humanos do Governo do Estado do Ceará (CRDHCE) alcançou em quatro meses de funcionamento, 1.000 atendimentos. Localizado na antiga estação da Parangaba, o espaço é composto por uma equipe multidisciplinar formada por advogado, psicóloga, e assistente social.

 

No período de janeiro, fevereiro e março foram realizados 856 atendimentos e em abril (até o dia 22), mais 144 atendimentos, sem contar com os retornos. As demandas mais recorrentes, são: familiares, obtenção de documentação civil básica, requerimento de vaga para criança e adolescentes nas escolas e bullying.

 

Centro de Referência está localizado em uma área de fácil acesso na Parangaba (em frente a estação do Metrô de Fortaleza ao lado do Shopping da Parangaba e próximo ao terminal da Parangaba) e atende públicos diversos. O objetivo é ser um instrumento de defesa, promoção, acesso à justiça, em um contínuo debate sobre a cidadania e influenciando positivamente na conquista dos direitos individuais e coletivos das comunidades.

 

Para a Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos do Estado do Ceará, Neuma Cipriano, esse número é o reflexo de um trabalho feito com dedicação na busca de tornar o cidadão capaz de ir em busca dos direitos que lhes são assegurados. “Alcançar o número de 1.000 pessoas atendidas em um curto prazo de tempo, no Centro de Referência em Direitos Humanos do Estado do Ceará, que trabalha na promoção destes direitos, prestando informações e orientando a população, é colocar o ser humano no centro da Política Pública. Temos a certeza de que estamos contribuindo para o exercício da cidadania pelo emponderamento de cada pessoa, a fim de que ela possa conhecer e buscar a efetivação dos seus direitos,” ressalta.

 

O Centro de Referência é o único no Estado do Ceará e atende toda e qualquer demanda de violação de direitos humanos. Além disso, são oferecidos informações sobre direitos no geral, capacitação em direitos humanos, mediação de conflitos e produção de conhecimentos.
Parcerias com órgãos da Prefeitura de Fortaleza, do Governo do Estado e sociedade civil foram firmadas para uma melhor difusão papel do Centro de Referência e divulgação das palestras e oficinas que podem ser ministradas pela equipe do CRDHCE.

 

Curiosidade

 

O Centro de Referência funciona na antiga estação da Parangaba, tombada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza em 2008. A estação foi rebaixada em 3,5 metros em relação ao nível da rua.

 

Serviço:

 

Centro de Referência em Direitos Humanos do Estado do Cearzá
Rua Dom Pedro II – Parangaba
Ponto de Referência – Em frente a estação do METROFOR, ao lado do Shopping Parangaba e próximo ao terminal da Parangaba
Fortaleza – CE – Brasil
Horário de Funcionamento: 08:00 às 17:00

 

Telefone: (85) 3101.2998/ 3101.2960