Alunos com deficiência visual aprendem noções de educação de trânsito no Detran

24 de abril de 2014 - 15:05

Alunos do ensino fundamental e do projeto Educação de Jovens e Adultos – EJA, da Escola de Ensino Fundamental Instituto dos Cegos, da rede pública estadual de ensino, no bairro Antônio Bezerra (Rua João Guilherme, 373), receberam, na quarta-feira (23), instruções sobre educação para o trânsito. Foram 29 alunos ao todo, dos quais 11 pela manhã e 19 no período da tarde, acompanhados de mais de 10 professores, que visitaram a Escola de Educação para o Trânsito, mantida pelo Detran, desde 2009, na sede do Órgão, no Bairro Maraponga (Avenida Godofredo Maciel, 2.900).

 

Eles puderam, com o tato e a audição, conhecer aspectos do processo de educação sobre o trânsito que é difundido, desde 2009, para aproximadamente, 25 mil crianças e jovens, por ano, alunos de escolas públicas e privadas. No caso dos alunos que têm idade de 9 anos a 50 anos (os mais idosos são alunos do EJA), com algum tipo de deficiência visual (totalmente cegos, em processo de perda de visão e visão parcial), eles participaram de quatro etapas do processo lúdico do ensino de trânsito: palestra; apresentação da maquete de 40 metros quadrados, representando monumentos da cidade de Fortaleza (orla marítima, porto, aeroporto, estação do metrô, Centro Dragão do Mar, Theatro José de Alencar, Ginásio Paulo Sarasate e Praça do Ferreira, entre outros.

 

Pelo menos três crianças, todas cegas, conseguiram dirigir um minicarro, movido a bateria, com a ajuda do monitor da Escola de Trânsito, que indicava o lado que deveria dirigir, com um simples toque no braço e quando parar ou prosseguir, quando o semáforo mudava de cor, com base nas regras do trânsito. Os visitantes também manusearam peças Lego, para construir a Minha Cidade Legal, em que se sentaram sobre uma lona, com seis quadrantes representando edificações urbanas: o hospital, a praça, a escola, o edifício residencial, o sítio (ou fazenda), bombeiros, polícia militar e aeroporto.

 

24.04.2014

Assessoria de Imprensa do Detran

Paulo Ernesto Serpa (paulo.ernesto@detran.ce.gov.br / 85 3101.5813 – 3101.5819)