BRICS: Seminário preparatório acontece terça-feira (29) na Unifor

24 de abril de 2014 - 19:22

O Governo do Estado do Ceará, o Ministe?rio das Relac?o?es Exteriores, a Fundac?a?o Alexandre de Gusma?o e a Universidade de Fortaleza (Unifor) realizam na próxima terça-feira (29) o seminário preparatório para a VI Conferência de Cúpula do BRICS, que acontecerá no mês de julho no Centro de Eventos do Ceará (CEC). A abertura do evento será no Audito?rio da Biblioteca Central, da Unifor, das 9 horas a?s 18 horas, com transmissa?o para os Audito?rios A1 e A4, e será feita pelo governador Cid Gomes. O seminário terá as presenças de representantes dos países que compõem o BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -, bem como de acade?micos e intelectuais vinculados a? a?rea de relac?o?es internacionais.

 

Os cinco pai?ses que integram o BRICS consolidam-se como atores internacionais de crescente relevo, tanto no plano poli?tico como na a?rea econo?mico-financeira. Ale?m de definirem mais de 30 a?reas de cooperac?a?o entre si, os BRICS coordenam atualmente suas posic?o?es nas Nac?o?es Unidas, no G-20, no Banco Mundial e no FMI, aumentando, em func?a?o disso, a sua importa?ncia nesses foros. Todos os pai?ses do BRICS sediaram pelo menos uma Cu?pula. Os encontros precedentes foram realizados em Ecaterimburgo, Ru?ssia (2009); Brasi?lia (2010); Sanya, China (2011); Nova De?lhi, I?ndia (2012) e Durban, A?frica do Sul (2013). E, em 2014, será em Fortaleza.

 

BRICS

 

A ideia do BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O´Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”. Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento, propriamente dito, incorporado à política externa de Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011, por ocasião da III Cúpula, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento, que adotou a sigla BRICS.

 

O peso econômico dos BRICS é certamente considerável. Entre 2003 e 2007, o crescimento dos quatro países representou 65% da expansão do PIB mundial. Em paridade de poder de compra, o PIB dos BRICS já supera hoje o dos EUA ou o da União Europeia. Para dar uma ideia do ritmo de crescimento desses países, em 2003 os BRICs respondiam por 9% do PIB mundial, e, em 2009, esse valor aumentou para 14%. Em 2010, o PIB conjunto dos cinco países (incluindo a África do Sul), totalizou US$ 11 trilhões, ou 18% da economia mundial. Considerando o PIB pela paridade de poder de compra, esse índice é ainda maior: US$ 19 trilhões, ou 25%.

 

Até 2006, os BRICs não estavam reunidos em mecanismo que permitisse a articulação entre eles. O conceito expressava a existência de quatro países que individualmente tinham características que lhes permitiam ser considerados em conjunto, mas não como um mecanismo. Isso mudou a partir da Reunião de Chanceleres dos quatro países organizada à margem da 61ª. Assembleia Geral das Nações Unidas, em 23 de setembro de 2006. Este constituiu o primeiro passo para que Brasil, Rússia, Índia e China começassem a trabalhar coletivamente. Pode-se dizer que, então, em paralelo ao conceito “BRICs” passou a existir um grupo que passava a atuar no cenário internacional, o BRIC. Em 2011, após o ingresso da África do Sul, o mecanismo tornou-se o BRICS (com “s” maiúsculo ao final).

 

Como agrupamento, o BRICS tem um caráter informal. Não tem um documento constitutivo, não funciona com um secretariado fixo nem tem fundos destinados a financiar qualquer de suas atividades. Em última análise, o que sustenta o mecanismo é a vontade política de seus membros. Ainda assim, o BRICS tem um grau de institucionalização que se vai definindo, à medida que os cinco países intensificam sua interação.

 

Credenciamento de Imprensa:

 

Os profissionais que desejarem realizar a cobertura do Seminário Preparatório realizar o credenciamento através do e-mail: comunicacao@casacivil.ce.gov.br com as seguintes informações: Nome do Profissional, RG ou CPF, Função e Nome da Empresa. Os dados devem ser enviados, impreterivelmente, até segunda-feira (28), às 10 horas.

 

23.04.2014

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)