Curso em Urgência e Emergência para 4.000 profissionais inicia nesta sexta-feira (25)

24 de abril de 2014 - 17:52

Nesta sexta-feira (25), a Secretaria da Saúde do Estado, por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) realizará a solenidade de abertura do Curso de Capacitação em Urgência e Emergência para profissionais que atuam nos equipamentos de saúde da Rede SUS do Estado do Ceará. A solenidade acontecerá às 9 horas no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes situado na Universidade do Parlamento Cearense (Av. Barbosa de Freitas, s/n).

 

Tendo por objetivo capacitar 4.000 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU 192), e Pré-Hospitalar Fixo dos Municípios do Estado do Ceará no reconhecimento e prestação dos primeiros atendimentos nas situações de urgência e emergência visando a prevenção das falhas evitáveis e a diminuição da morbi-mortalidade relacionadas à imperícia profissional, o Curso tem início nesta sexta-feira para os profissionais selecionados para a Macro Fortaleza e no próximo dia 9 de maio para os profissionais da Macro Sobral e Macro Cariri.

 

Nas três Macro Regiões do Estado, as vagas para o Curso destinaram-se respectivamente a profissionais de nível superior (médicos e enfermeiros) e médio (técnicos/auxiliares de enfermagem, socorristas, recepcionistas, telefonistas ou maqueiros): 240 e 600 vagas em Fortaleza, 120 e 200 vagas em Sobral e 120 e 200 vagas no Cariri. A carga horária é de 100 horas/aula presenciais e 100 horas/aula a distância para profissionais de nível médio e para profissionais de nível superior, 148 horas/aula presenciais e 152 horas/aula a distância.

O Curso será realizado em atividades presenciais, mediadas por facilitadores, atividades teóricas (aulas, discussão de casos, atividades de grupo) e treinamentos práticos (exercícios simulados e/ou aprimoramento de habilidades e atitudes na realização de procedimentos em kits móveis) baseados na construção e elaboração de conhecimentos de acordo com a realidade do participante, utilizando métodos que facilitam o processo dialógico entre o facilitador e o participante. Nas atividades previstas, estão a realização de trabalhos em grupos, exposições interativas, análise e estudo de situações-problema, estudos dirigidos, exibição e debate de vídeos além de atividades de educação a distância.

O currículo do Curso e a matriz curricular são elaborados e estruturados de acordo com as orientações do Ministério da Saúde para o SAMU e Regulação Médica, Acolhimento com Classificação de Risco, Incidente com Múltiplas Vítimas, Política Nacional de Humanização, Biossegurança e Segurança da Cena, Suporte Básico de Vida e Suporte Avançado de Vida em Trauma, Cardiologia, Obstetrícia e Pediatria.

24.04.2014

Assessoria de Comunicação da ESP-CE
Marcos Saudade, Amanda Peixoto e Hariádina Salveano
Website: www.esp.ce.gov.br
Twitter: twitter.com/espce
Fone/Fax: (85) 3101.1412