Governo autoriza obras de urbanização em região turística de Barbalha

24 de abril de 2014 - 18:33

Em solenidade marcada para as 19 horas desta sexta-feira (25), o secretário das Cidades, Carlo Ferrentini, assinará Ordem de Serviço que autoriza o início dos serviços de urbanização da Vila do Caldas, em Barbalha,  Região do Cariri. A Vila do Caldas é um dos principais distritos de Barbalha, famoso abrigar balneário dotado de águas minerais naturais e hipotermais, e local de forte atração de turistas. O secretário representará o governador Cid Gomes no evento.

 

A obra, o Lote 1, prevê a urbanização da Rua Daniel Cordeiro das Neves (principal do Distrito do Caldas) com pavimentação da via e dos passeios, instalação de piso podotáctil de alerta nas calçadas, iluminação pública, paisagismo, instalação de mobiliário urbano, sinalização, aumento das calçadas e cruzamentos elevados.

 

A Construtora Borges Carneiro, vencedora do processo licitatório, terá 120 dias para efetuar os serviços. O custo total da obra está orçado em R$ 805.635,25. Os recursos são originários de empréstimo contraído pelo governo do Ceará no Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

 

O CALDAS – Em 1869, por ocasião de uma de suas missões de evangelização, o Padre Ibiapina, em visita à capela do Bom Jesus dos Aflitos, localizada nas terras do senhor Antônio Emanuel de Caldas, conheceu a fonte do Bom Jesus. Por acreditar nas propriedades curativas, o padre passou a recomendar o banho e a ingestão das águas minerais aos fieis. A partir de então, a fonte do Bom Jesus, na localidade de Caldas, passou a receber uma quantidade considerável de pessoas em busca de suas propriedades medicinais.

 

Com o passar dos anos foram surgindo as casas e pontos comerciais que formaram o povoado. Em 1973, por iniciativa do prefeito Livônio Sampaio, foram adquiridas as terras nas quais se localizavam as fontes que, desde o século anterior, despertavam a atenção dos turistas. A construção da infraestrutura necessária para ali fundar uma estância hidromineral teve início no ano seguinte. Em 02 de Março de 1975 foi inaugurado o Balneário do Caldas, tornando-se um dos mais visitados atrativos turísticos do interior do Ceará. O Balneário do Caldas é reconhecido pela lei estadual nº 3894, de 1957, como a única estância termomineral do Ceará.

 

24.04.2014

 

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades

comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249

@scidades