Conpam entrega o Prêmio Joaquim Feitosa nesta segunda-feira (28)

25 de abril de 2014 - 12:14

O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga, presidido pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), escolheu para a entrega do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, a Fundação Araripe. A solenidade de entrega da comenda acontece nesta segunda-feira (28), Dia Nacional da Caatinga, às 14 horas, no Palácio Iracema.

 

A entidade obteve a maior pontuação por demonstrar experiência comprovada focadas na conservação, recuperação e desenvolvimento de atividades que contribuem sobremaneira para o fortalecimento das Políticas Florestal, da Biodiversidade e de Educação e Extensão Ambiental. As demais entidades inscritas prestam serviços ao Bioma caatinga, destacando-se apoio ao fortalecimento de cadeias produtivo, associativismo, utilização de tecnologias sociais, mas não atenderam a todos os itens necessários a proteção, conservação e recuperação da caatinga.

 

A edição 2014 da comenda se destinou a instituições, públicas ou privadas, com trabalhos focados no desenvolvimento sustentável da Caatinga. Também participaram do processo o Sebrae, Projeto Dom Helder Câmara, Ider, STTR-Tauá, Prefeitura Municipal de Brejo Santo, Instituto Brasileiro de Direito à Vida dos Animais e Meio Ambiente, Associação Comunitária Nascente do Rio Poti.

 

Fundação Araripe

 

Com sede em Crato (CE), no centro de um espaço do Nordeste, que inclui territórios do Ceará (Cariri), Pernambuco Ocidental (entre outros espaços, o Polo Gesseiro) e o Piauí (ao Leste de Picos), com uma população de mais de 1.5 milhões de habitantes, distribuídos em mais de 100 municípios, a Fundação Araripe atua desde o ano 2000 e procura contribuir para uma gestão mais eficaz dos recursos humanos e materiais disponíveis, abrindo frentes de trabalho e participando da luta pelo desenvolvimento sustentável.

 

A estratégia da Fundação Araripe, para avançar na direção desejada, é dialogar com os atores regionais para o estabelecimento de agendas em termos de medidas concretas que permitam o desenvolvimento da educação e da saúde, da pesquisa, da vida econômica, regional, social e cultural.

 

25.04.2014

Assessoria de Imprensa do Conpam

Elizabeth Rebouças (85 3101.1235)