Expoceará começa nesta quarta-feira (30) em Fortaleza

29 de abril de 2014 - 17:37

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza nesta quarta-feira (30) a abertura da 11º edição da Expoceará 2014. A solenidade acontece às 18 horas, no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza. Antes conhecida como Expoinverno, o evento apresenta este ano rebanho com alta qualidade genética e padrão racial, valorizando especialmente o rebanho cearense. A Feira é uma oportunidade de integração entre os criadores, além de geração de negócios agropecuários.

 

A exposição segue até domingo (04) e contará com exposição e julgamento de ovinos, caprinos, bovinos e equinos vindos de vários Estados do Brasil. A programação conta ainda com a exposição de uma fazendinha e uma bodega, ambas, ao estilo antigo do interior cearense. Haverá também um engenho, com caldo de cana e rapadura, uma casa de farinha, com a comercialização de tapioca, goma, beiju e produtos similares, e exposição de artesanato.

 

O evento é promovido pelo Clube do Berro e Associação dos Criadores de Caprinos Leiteiros do Ceará (Caprileice), em parceria com o Governo do Estado do Ceará. Segundo o presidente do Clube do Berro, Amilcar de Araújo Silveira, “a expectativa é gerar cerca R$ 2 milhões em negócios”.O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou que as Feiras e Exposições no Ceará são oportunidades para os criadores mostrarem o que têm de melhor. “É a oportunidade de provar que é possível conviver com o semiárido e apresentar animais com alto padrão genético”, afirmou.

 

Aftosa

 

O Ceará vive a expectativa de receber o reconhecimento internacional de Zona Livre internacional de Febre Aftosa pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) até o final de maio. O secretário Nelson Martins está otimista quanto ao reconhecimento do Ceará como zona livre internacional de febre aftosa. “Isso representa a coroação de um trabalho árduo do Estado, através da SDA, com importantes parceiros, como os produtores rurais, os movimentos sociais, a Ematerce, a ADAGRI, as Prefeituras Municipais e a imprensa, que divulga as campanhas de vacinação do rebanho”.O reconhecimento como zona livre internacional permitirá ao Ceará a exportação de produtos de origem bovina para os países da Europa, América Central e Ásia.

 

A partir de 2 de maio, os produtores cearenses já poderão adquirir a dose da vacina para o rebanho e a campanha de vacinação será lançada durante a abertura do PEC Nordeste, que acontecerá entre 6 e 8 maio, também em Fortaleza.

 

Serviço:
18 horas – Abertura Oficial da EXPOCEARÁ
Local: Parque de Exposições Governador César Cals – Avenida Sargento Hermínio 2677 – Álvaro Wayne
Feira – De 30.04 a 04.05, das 08 horas às 18 horas – Parque de Exposições Governador César Cals

 

29.04.2014

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho / Amanda Sobreira (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 – 8897.8510 – 3101.8137)

Twitter: @ImprensaSDA