PEC Nordeste é aberta oficialmente em Fortaleza

6 de maio de 2014 - 18:55

Foi aberta oficialmente, nesta terça-feira (6), a  décima oitava edição do Seminário Nordestino de Pecuária, o PEC Nordeste, que vai debater as formas de convivência com o semiárido nordestino.

 

O evento é promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

 

O evento contou com a presença da presidente da Confederação Nacional da Agricultura, a senadora Kátia Abreu, de Tocantins, e o vice-governador Domingos Filho, que representou o Governador Cid Gomes.

 

Até a próxima quinta-feira, haverá palestras e debates e discussões técnico-científicas. “Todos os nove segmentos da pecuária vão oferecer palestras sobre a temática da alimentação animal, teremos também mesas redondas, oficinas de tecnologia todas focadas na alimentação”, afirmou o coordenador geral do evento, Paulo Helder Alencar Braga.

 

Segundo o presidente da FAEC, Flávio Saboya, a pecuária responde por 80% dos investimentos no setor agropecuário do Ceará. “ É preciso, apenas, que o homem mude radicalmente a maneira de ver a pecuária e a seca, porque temos condições de fazer reserva alimentar para os rebanhos, independente da condição climática”, garante. Ainda segundo Saboya, os investimentos em tecnologia e inovação podem elevar em 10% os resultados do setor.

 

O secretário Nelson Martins destacou que não tem faltado recursos para os investimentos nas políticas de desenvolvimento agrário no Ceará. “Na pecuária leiteira nós temos o Programa Leite Fome Zero, no qual oferecemos a assistência técnica e compramos os produtos deles par doar às entidades socioassistenciais, e temos conseguido, apesar da seca, distribuir 100 mil litros de leite por dia”, afirmou.

 

Nelson Martins destacou ainda que a parceria com o FAEC e os movimentos sociais tem garantido o sucesso das ações do Estado na área.

 

O vice-governador Domingos Filho lembrou ainda que a atual gestão vai deixar um legado para ser continuado a partir de 2015. “Além dos grandes projetos estruturantes que foram liderados pelo Governador Cid Gomes, vamos deixar a estrutura hídrica, com o Cinturão das Águas do Ceará e toda uma estrutura para o Estado oferecer assistência técnica e orientação para os pequenos e médios agricultores, que vão gerar renda para o nosso povo”.

 

Também está acontecendo a exposição do rebanho leiteiro de bovinos e caprinos, a PEC Leite, que vai apresentar as potencialidades da pecuária leiteira no Ceará.

 

O coordenador geral do PEC Nordeste, Paulo Helder Alencar Braga, destaca a tradição do PEC Nordeste em promover discussões técnico-científicas. “Todos os nove segmentos da pecuária vão oferecer palestras sobre a temática da alimentação animal, teremos também mesas redondas, oficinas de tecnologia todas focadas na alimentação”, afirmou.

 

Também participaram da solenidade de abertura, o deputado federal Raimundo Gomes de Matos, representantes da Associação dos Municípios do Ceará, prefeitos municipais e lideranças políticas e empresariais ligadas à pecuária.

 

Serviço
XIII PEC Nordeste – de 6 a 8 de maio
Local: Centro de Eventos do Ceará –  Avenida Washington Soares 999 – Pavilhão Leste – Portão D – Edson Queiroz

 

 

06.05.2014

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8022 | 3101.8023
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Amanda Sobreira – (85) 3101.8029
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA